A região Sul de Santa Catarina foi atingida por fortes chuvas e granizo durante a madrugada e manhã desta quinta-feira (24). Alguns municípios registraram prejuízos nos telhados. O tamanho das “bolas de gelo” surpreendeu os moradores. São João do Sul, Gaivota e Sombrio foram os mais prejudicados na noite de quarta-feira (23) e, nesta manhã, Urussanga e Morro da Fumaça.
“Os estragos foram na região do vale do Rio Mampituba, em especial em São João do Sul. Ali, o granizo ocorreu pouco depois das 18h30 da quarta-feira. Depois disso, houve granizo em Jacinto Machado, Sombrio, Balneário Gaivota, Criciúma, Içara, Tubarão, Sangão, Urussanga, e outras cidades, mas nada de grave”, relatou o climatologista da Epagri, Márcio Sônego.
Além das residências, as pessoas relataram prejuízos nas plantações e criações. “Ainda não temos o número de propriedades que foram atingidas, mas provavelmente o fumo foi uma cultura bastante prejudicada. Agora, temos que aguardar as pessoas chegarem nas propriedades e quantificar isso”, explicou o gerente regional da Epagri, Edson Borba.
Segundo ele, até o meio dia desta quinta, as pessoas ainda se preocupavam com as residências – com furos nos telhados, a chuva entrava nas casas. Por isso, não foi possível avançar para prejuízos na agricultura.
Sônego garantiu que a partir das 18h desta quinta-feira, não há mais risco de trovoadas ou granizo na região. “Amanhã, o tempo é nublado e frio, com uma ou duas pancadas de chuva fraca, garoa”, disse.