A chuva persistente das últimas horas tem gerado ocorrências em várias cidades de Santa Catarina. No Sul, Tubarão amanheceu com pontos de alagamentos nesta quinta-feira (1°). A maior preocupação é com o aumento do nível da bacia do Rio Tubarão, que está 4,80 metros acima do normal. Conforme o climatologista Márcio Sônego, choveu aproximadamente 200 milímetros na cidade em 24 horas.
De acordo com o prefeito Joares Ponticelli, as equipes estão nas ruas desde ontem para apurar estragos e apoiar as famílias que tiveram que deixar suas casas. Nesta manhã, está em andamento uma operação para retirar idosos de um abrigo e levá-los para o Salão Paroquial de São Martinho.
"Todas as providências estão sendo tomadas. Todas as equipes estão na rua totalmente mobilizadas. A Assistência Social está no acolhimento. O nosso decreto de emergência foi renovado, portanto, as questões burocráticas podemos encaminhar tranquilamente. Agora, é torcer para que as previsões de redução da chuva, a partir da metade da manhã, se confirmem para que as águas possam baixar e os sistemas de drenagem darem fluidez", destaca Ponticelli.
As aulas da rede municipal estão suspensas até meio-dia. A prefeitura vai avaliar se a decisão se estende para estudantes do turno vespertino. Doze unidades de saúde estão fechadas pois o acesso está impossibilitado e alguns funcionários não conseguiram sair de casa.
Algumas vias públicas estão completamente bloqueadas pelos alagamentos a rua Sílvio Búrigo (acesso Sul), no Monte Castelo, e a avenida Padre Geraldo Spettmann (acesso principal), no bairro Humaitá. Também estão sem acesso vias do bairro Pantanal (região do São João ME) e Madre, onde a rodovia Aggeu Medeiros está completamente alagada em vários trechos. No interior, há problemas de acesso em vias do Caruru, Sertão dos Mendes e Sertão dos Corrêa.
Segundo o Portal Infome Sul, Rua Padre Geraldo Spettmann, principal via de acesso à cidade de Tubarão, está completamente alagada. Veja imagens:
Confira registros da situação abaixo: