Chuvas volumosas estão previstas para os próximos dias no Sul de Santa Catarina, assim como temporais localizados, segundo as previsões da Epagri/Ciram e da Defesa Civil.
O período crítico estende-se de quarta-feira (1º) a sábado (4). A previsão indica que as chuvas podem ser excepcionalmente intensas na sexta-feira (3), com acumulados que podem superar 100 milímetros em áreas pontuais. Estes valores podem ultrapassar a média mensal de chuva para todo o mês de maio em pontos localizados.
A quarta-feira (1º) terá temperaturas amenas no amanhecer, com mínima 20°C em Criciúma. No começo da tarde, a máxima pode chegar aos 30°C na cidade, mas por pouco tempo. A aproximação da frente fria do Rio Grande do Sul derruba a temperatura, com a previsão de temporais que devem avançar para o resto do estado até o fim do dia.
Na quinta-feira (2), as temperaturas continuam amenas no Sul, mas quente em outras regiões. Temporais devem se tornar mais frequentes ao fim da tarde, podendo ser acompanhados de raios, ventos fortes e até queda de granizo em algumas áreas. Os riscos associados a esses eventos meteorológicos são classificados de moderados a altos, segundo a Defesa Civil.
As chuvas continuarão durante toda a sexta-feira (3), mantendo o céu carregado e o tempo instável em Santa Catarina. A chuva tende a ser mais intensa na noite de sexta-feira. Com o avanço da frente fria, espera-se que as condições melhorem gradualmente a partir de sábado.