A chuva intensa que atinge o Sul de SC está gerando inúmeras ocorrências nesta quarta-feira (10). Conforme o Corpo de Bombeiros, Criciúma e Forquilhinha são as cidades mais afetadas. Na Capital do Carvão, regiões como Sangão, Imperatriz, Vila Macarini, Vila Francesa, Vila Isabel e Cristo Redentor, registram pontos críticos de alagamentos.
Até as 6h desta manhã, o Corpo de Bombeiros já havia atendido 15 ocorrências em Criciúma referente às chuvas, e também prestou atendimentos em Forquilhinha, Içara, Meleiro, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Sombrio. Até a última atualização, 30 famílias de Criciúma foram retiradas de suas casas com auxílio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, sendo que boa parte delas foram abrigadas no Ginásio Municipal, no bairro São Luiz.
LEIA MAIS:
No Sul de SC, famílias deixam suas casas por conta de alagamentos
Com auxílio de botes, bombeiros resgatam famílias em áreas alagadas
Na madrugada, um veículo ficou submerso após a condutora tentar fazer a travessia no bairro Santa Libera, em Forquilhinha. Ela foi resgatada pelas equipes de plantão. No município, as Unidades Básicas de Saúde Vila Franca e Cidade Alta estão canceladas as atividades. Assim como, o CEI Sonho Mágico e EEB José Aléssio, ambas na Cidade Alta. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo número (48) 99108-3080.
A previsão indica que a chuva deve permanecer insistente nesta quarta-feira. Por isso, a orientação do Governo de Criciúma é para que a população fique em alerta e evite, principalmente, permanecer em áreas próximas aos rios. Vale ressaltar que desde o último sábado (6), a Defesa Civil de Santa Catarina alerta sobre as chuvas intensas e volumosas em todo o estado.
Três Unidades de Saúde estão fechadas em Criciúma
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas em pontos críticos, que registram alagamentos, tiveram seus atendimentos prejudicados nesta quarta-feira. As UBSs dos bairros Sangão, Vila Francesa e São Roque estão fechadas.
Já a UBS do bairro Quarta Linha permanece aberta, no entanto, devido à falta de energia elétrica, a unidade está com o atendimento comprometido. A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando a situação.
Deslizamentos e quedas de árvores foram registradas
Nesta manhã, o muro de uma residência cedeu e uma palmeira caiu sob a pista, deixando a Rua José Tarquino Balsini, próximo ao Criciúma Clube, interditada. Em Urussanga, um deslizamento de terra mobilizou bombeiros, que isolaram o local para reduzir riscos.
CONFIRA TAMBÉM:
Criciúma: Muro cede e palmeira invade pista
Urussanga registra deslizamento de terra; local foi isolado pelos bombeiros
Na SC-390, sentido Orleans, em Pedras Grandes, a margem esquerda foi interrompida nesta manhã, por conta da queda de barreira obstruindo as duas vias. Há um desvio pela margem direita.
Abaixo, confira vídeos das principais ocorrências no Sul de SC.
Alagamento no bairro Sangão, em Criciúma:
A situação é crítica no bairro Vila Francesa, na Capital do Carvão. Moradores tiveram que deixar suas casas:
Transtorno na Rua Gonçalves Ledo, próximo à Esucri (apenas referência):
Em Forquilhinha, bairro Vila Francesa registra alagamento:
Forquilhinha também registrou alagamento no bairro Ouro Negro:
Em Siderópolis, sentido Criciúma, o trânsito ficou prejudicado devido a uma árvore que caiu e invadiu a pista, na terça-feira (9):