O paranaense Edson Carvalho Júnior embarcou em uma aventura de cinco mil quilômetros para visitar cervejarias e bares de cerveja artesanal de bicicleta. Desde 4 de junho na estrada, o Viajante Cervejeiro saiu de Florianópolis com destino final em Ushuaia, na Patagônia Argentina, e, agora, está em Criciúma. Seu objetivo é conhecer todo um universo cervejeiro do Sul do Brasil, do Uruguai e da Argentina.
“Eu vim parar em Criciúma pela cerveja artesanal. Eu vou pedalando, sentindo o cheiro de cevada e parando nas cervejarias”, disse Edson. A bicicleta vai bem carregada, com roupas, equipamento de acampamento, fogareiro, comida e equipamentos eletrônicos. Com toda essa bagagem, a viagem terá os seguintes sentidos: a primeira etapa será entre Floripa e Porto Alegre; da capital gaúcha, o sentido será rumo a Santana do Livramento; a entrada no Uruguai será pela cidade de Tacuarembó.
Depois de cruzar o Uruguai, o Viajante Cervejeiro entra na Argentina e, pedalando na famosa Rota 40, segue até Ushuaia. “A viagem foi pensada em 2019, mas só em 2021 comecei de fato a montar a bicicleta e a treinar, fazendo pequenas viagens para ver se era o que eu realmente queria fazer”, contou. Além de ciclista, Edson é sommelier e já fez cerveja artesanal, por isso a paixão.
De carona por todos os estados brasileiros
O Viajante Cervejeiro se tornou conhecido em todo o Brasil após percorrer todos os estados do país de carona. E claro, visitas a cervejarias e bares que apreciam a bebida favorita. A experiência vivida entre maio de 2014 a novembro de 2016 rendeu um livro, produzido com apoio coletivo.
“Dois anos e meio viajando de carona. Eu queria passar por todos os estados do Brasil conhecendo a cada cervejeira, para entender e conhecer o pessoal que fazia isso acontecer. É uma paixão por viajar e conhecer coisas novas”, comentou o viajante. “Às vezes eu conseguia carona em cinco minutos e, às vezes, em oito horas parado na estrada”, revelou.
Para essa viagem com bicicleta, o Viajante Cervejeiro conta com patrocínio de quatro empresas. Além disso, tem apoio de um financiamento coletivo de pessoas que conheceu durante suas aventuras pelo Brasil e pelo mundo.