Os órgãos de segurança chamam a atenção para a passagem de um ciclone extratropical nesta quarta (12) e quinta-feira (13) em Santa Catarina, especialmente no Litoral Sul. As regiões de Araranguá, Criciúma e Tubarão devem registrar rajadas de vento forte e ressaca no mar, além de alagamentos, granizo e deslizamentos. Quanto mais ao sul, maior o risco.
Leia também:
"Ontem e hoje estamos sendo influenciados por um sistema atmosférico de frente fria. É muita umidade e instabilidade atmosférica que está trazendo chuvas persistentes de intensidade fraca a moderada. Está alimentando todas as nossas bacias e nossos solos estão ficando encharcados desde ontem à noite. Ainda hoje, há chance de pontos de alagamentos", explicou o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.
O ciclone previsto a partir desta quarta potencializa esses riscos. As rajadas de vento podem variar de 50 a 70 quilômetros por hora na região de Criciúma. A força do vento deve ser ainda mais elevada na faixa litorânea. Em alguns locais, pode ultrapassar 100 quilômetros por hora. A Marinha do Brasil emitiu um aviso sobre ventos fortes e ondas de até 4,5 metros no Sul e Sudeste do país.
"Com a chegada do ciclone, precisamente entre a noite de amanhã e madrugada de quinta, nós temos um período de bastante atenção na elevação dos rios", comentou. "Há a possibilidade de acontecer queda de granizo na região devido a baixa temperatura quem vem junto com esse sistema", acrescentou o coordenador.