O Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) divulgou um levantamento que mostra que no Brasil, dos dez municípios que mais produzem gás carbônico (CO2), sete estão na Amazônia. Somando só estes dez primeiros, a quantidade de CO2 é maior que a produção de países como Peru, Bélgica e Filipinas.
O SEEG calculou as emissões de gases de efeito estufa de todos os 5.570 municípios brasileiros e constatou que Capivari de Baixo é o maior emissor do Brasil por área: emite 85.633 toneladas de CO2 por quilômetro quadrado.
O município que mais emite no Brasil é São Félix do Xingu (PA), com 29,7 milhões de toneladas brutas de CO2 em 2018. Desse total, as mudanças de uso da terra, em sua maior parte provenientes do desmatamento, respondem por 25,44 milhões de toneladas, seguidas pela agropecuária, com 4,22 milhões de toneladas de CO2, emitidas principalmente pela digestão do rebanho bovino. O município paraense tem o maior número de cabeças do país.
O tratamento de resíduos, embora responda por apenas 4% das emissões brutas do Brasil, é uma fonte de emissões importante para as cidades — especialmente as mais populosas. O Rio lidera esse setor, com 5,6 milhões de toneladas, seguido por São Paulo, que, apesar de ter o dobro da população, emite 5,45 milhões de toneladas, devido à maior eficiência no tratamento de lixo e à captura de metano para gerar energia em aterros sanitários.