Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Cinco focos do aedes aegypti foram encontrados em Criciúma neste mês

Mosquito foi encontrado na Quarta Linha, São Simão, Próspera e Nossa Senhora da Salete

Por Redação Criciúma - SC, 31/01/2020 - 15:57 Atualizado em 31/01/2020 - 16:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cinco focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika virus e chikungunya, foram descobertos pelo Programa de Combate a Dengue da Vigilância Epidemiológica de Criciúma só no mês de janeiro. O bairro Quarta Linha foi o primeiro a ter dois focos encontrados em momentos diferentes, chamado de revisão de foco. Já no São Simão, um foco foi achado devido a armadilha que é monitorada semanalmente pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.

Já no final do mês, foram encontrados um foco no bairro Próspera e um no Nossa Senhora da Salete. "Esses a gente pegou em pontos estratégicos, áreas consideradas de risco, devido a grande quantidade de recipientes que tem no local e que podem acumular água. Por exemplo cemitério, ferros velhos, borracharias e floriculturas", explicou a médica veterinária do CCZ, Mayara Vieira Tizatto.

Os agentes de combate às endemias vão realizar vistorias nas residências do município. Eles estarão identificados com crachá e colete e utilizarão carros oficiais ao realizar as vistorias. O horário de vista dos profissionais é das 8h às 11h e das 13h às 15h. A inspeção, no primeiro momento, será feita apenas de segunda a sexta-feira. "A gente gostaria de reforçar o pedido para população de atender os agentes de endemias para que eles fazerem a vistoria do ambiente, dar as orientações", ressaltou Mayara.

A veterinária recomenda que cada morador tire pelo menos 10 minutos do dia, uma vez por semana, para olhar o interior da casa e principalmente a área externa. "Todos aqueles recipientes côncavos, que possa acumular água devem ser armazenados de forma adequada, ou virar a boca para baixo, ou colocar embaixo de uma cobertura, que não chova pelas laterais ou fazer o descarte adequado", instrui.

Se qualquer pessoa tiver febre alta, dor atrás dos olhos, manchas no corpo, dor em articulações e no corpo, deve imediatamente procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. O paciente nunca deve se automedicar.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito