Com muito arroz, feijão e temperos, Cocal do Sul se prepara para servir a maior minestra do mundo. O prato gigantesco é uma das atrações da décima edição da CocalFest, que começou na sexta-feira (22) e termina nesta segunda-feira (25). As festividades comemoram os 32 anos de emancipação do município.
A expectativa é servir cinco mil porções gratuitas. Para Cassio Pagnan, responsável por coordenar os trabalhos, é um desafio e tanto. Segundo ele, cabem duas toneladas de minestra dentro do panelaço cuja capacidade é de 1,8 mil litros. No ano passado, foram feitos 1,5 mil potinhos.
Com o auxílio de uma retroescavadeira, os cozinheiros colocaram o arroz na minestra. Veja o momento:
"Cozinhamos nosso feijão ontem, no salão paroquial que é a nossa cozinha de apoio. Já trituramos ele e agora entramos com os temperos, alho, cebola e cebolinha fritas na banha de porco, que era como as nonas faziam a minestra. Depois nós entramos com a massa do feijão triturado", explicou Pagnan.
Ao todo, foram preparadas 10 panelas de feijão, aproximadamente 150 quilos, além de 250 quilos de arroz. "Desde o começo da produção da panela, a compra dos ingredientes, o manuseio, o cozimento, está sendo tudo documentado para ser enviado e quem sabe, nós conseguimos um espacinho no Guinness Book", comentou o coordenador.
Segundo o prefeito Fernando de Faveri, a ideia é fazer a maior minestra do mundo ser a marca de Cocal do Sul. "Queremos desafiar outros municípios do país para competirem conosco. Queremos criar uma competição. Conversamos com o Guinness ano passado quando foram 1,5 mil pratos servidos. Lançamos o desafio, ninguém topou, então nós vamos bater o nosso recorde", afirmou.
Veja detalhes dos preparativos: