A coleta do lixo continua operando dentro da normalidade em Criciúma. Em meio ao coronavírus, profissionais do grupo de risco da Racli, empresa que faz a coleta, tiveram que ser afastados, o que trouxe calendário alternado na coleta seletiva. A prioridade deu-se pela coleta regular, mas nesta semana ambas estão em operação.
"Desde o início da pandemia, em nenhum momento a coleta convencional foi prejudicada da rota normal. A única medida protetiva foi em dias de chuvas torrenciais a gente não mandar a equipe para a rua, porque expõe a muitos riscos, o profissional se molha e baixa a imunidade, aumenta o risco de contágio e adoecimento. Mas ultimamente teve pouca chuva", disse Gustavo Lemos, gerente operacional da Racli.
Assim, houve períodos em que a coleta seletiva acabou prejudicada em alguns períodos, devido à redução de pessoal. Porém, Gustavo afirma que nesta semana está sendo realizada normalmente.
"Está sendo priorizada a coleta convencional. Tivemos umna série de afastamentos de pessoal de grupo de risco, pessoas com início de sintoma, como prevenção e indicado pelo Ministério da Saúde. Tentamos colocar o quadro quando necessário, aparentemente nesta semana o serviço está 100% regular", aponta.
A Racli tem dois canais para comunicação, caso haja reclamações: (48) 3433-4089 e whatsapp (48) 9 9901-0919.