Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Com a "bênção" de Joaquim Cruz, mais de 1,5 mil atletas correm em Criciúma neste domingo

Medalhista olímpico que apadrinha a Maratona Criciúma esteve na rádio Som Maior na manhã desta sexta-feira (11)

Por Fernanda Zampoli Criciúma, 11/10/2024 - 11:23 Atualizado em 11/10/2024 - 17:35
Foto: Fernanda Zampoli/4oito
Foto: Fernanda Zampoli/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Do dia que o Brasil parou para ver, pela primeira vez com transmissão ao vivo e interrupção na programação de TV, o jovem Joaquim Cruz, então com 21 anos, cruzar a linha de chegada na pista do Coliseu de Los Angeles, e conquistar a medalha de ouro passaram 40 anos, mas para todos que acompanharam o feito histórico o momento ainda é muito fresco. Após 1 minuto e 43 segundos o garoto, nascido em Taguatinga, no Distrito Federal, fez o mundo se curvar ao novo recorde olímpico dos 800 metros. Ali nascia além de um dos principais nomes do atletismo mundial, um ídolo. "Era muito jovem quando fui para esta olimpíada, não tinha muita noção da grandiosidade. Só fui ter esta percepção na segunda olimpíada, na Coréia, em 1988. Quando cheguei no aeroporto e tinha muita gente fotografando. Eu até olhei para trás para ver quem estava chegando e era pra mim", comentou em modéstia, o medalhista olímpico que esteve na rádio Som Maior, na manhã desta sexta-feira (11), em entrevista ao Programa Adelor Lessa.

A visita dele na cidade é por conta da Maratona Criciúma, que acontece neste domingo (13), nas avenidas Centenário e Santos Dumont e reunirá mais de 1,5 mil atletas em provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km, além de Corrida Kids. Joaquim Cruz é o padrinho do evento que tem largada marcada para às 07h, no Parque Altair Guidi. "Ainda não sei se vou correr, se for será 5 km que é uma distância boa e se não conseguir correr, pode caminhar. Então convido a todos para correr ou caminhar comigo", acrescentou. 

Ouça na íntegra a entrevista do medalhista olímpico, Joaquim Cruz, ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior: 
(a matéria segue após o áudio)


Em seu segundo ano com a prova de 42 km da maratona, o evento esportivo terá a maior edição de todos os tempos, com grande número de inscritos e também uma arena repleta de atrativos, montada no Parque Altair Guidi. "Estamos extremamente orgulhosos de realizar mais uma edição da Maratona de Criciúma, consolidando o evento como a maior corrida de rua do Sul de Santa Catarina. A presença do Joaquim Cruz, uma lenda do atletismo mundial, como nosso padrinho, eleva ainda mais a importância desta edição. Neste domingo (13), o evento vai oferecer uma experiência marcante para todos os participantes, com uma grande estrutura e repleta de atrações que vão além da corrida para tornar esta edição inesquecível para corredores e para o público que estiver na arena no Parque Altair Guidi", afirma Edson Luciano Ribeiro, da 3LR Eventos Esportivos, organizadora da corrida. 

Neste domingo (13), a arena do evento estará aberta a partir das 5h. A primeira largada do dia será às 6h30, com o início dos 42,195 km da maratona. Já as demais distâncias, de 21 km, 10 km e 5 km, terão largada única, às 7h. Já aos pequenos que vão participar da Corrida Kids, a diversão começa às 10h, com as corridas conforme idade. Depois da superação, os atletas vão encontrar muita diversão na arena do evento. Além de diversas atrações de parceiros da Maratona de Criciúma 2024, haverá recuperação física com massagem, praça de alimentação, muita música e espaço kids. O espaço é aberto ao público e reconhecido como um dos melhores pós-prova do Brasil. 

Alterações de trânsito

Tanto na maratona quanto na meia maratona, o percurso terá as avenidas Centenário e Santos Dumont como principais dos trajetos. Por isso, durante a realização da Maratona de Criciúma 2024, haverá alterações no trânsito de veículos para a realização das provas. A ação inicia às 3h e vai até às 13h, com algumas das vias bloqueadas ou compartilhadas sendo liberadas ao fluxo com o fim da passagem de atletas. 

Próximo ao Parque Altair Guidi, o tráfego de veículos será interrompido nos dois sentidos da Avenida Santos Dumont (a partir do semáforo da Rua Joaquim Nabuco). Além disso, as ruas Palestina e Artur Bernardes também estarão fechadas aos motoristas. Haverá interdição parcial de outras vias. Na Avenida Centenário, as pistas serão compartilhadas entre atletas e motoristas em trecho entre o Bairro da Juventude até a altura do Shopping Nações, no sentido Centro-Bairro da Juventude. Nos cruzamentos haverá orientação de agentes da Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma (DTT). Toda a operação de mudanças no trânsito para a realização do evento tem apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil de Criciúma, que vão dar suporte nos percursos junto com a DTT. 

 

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito