Santa Catarina terá lockdown anunciado pelo governador Carlos Moisés da Silva e, devido a isso, nos dois próximos fins de semana só poderão funcionar os serviços considerados essenciais. Conforme o governador, a medida vale das 23h desta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, até as 6h de segunda-feira, dia 1º de março, mesmas regras que estarão em vigor também no fim de semana dos dias 6 e 7 de março.
Morro da Fumaça, que já vinha ampliando o enfrentamento à Covid-19, traçou novas estratégias em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 26. O encontro, com participação de representantes do Executivo, vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Hospital de Caridade São Roque, definiu que as orientações e fiscalizações serão ampliadas. "Cabe a nós cumprir as determinações que vêm do Governo do Estado na busca por diminuir o contágio. Santa Catarina como um todo está sofrendo com o crescimento dos casos e com o colapso no sistema de saúde. Além destas medidas, reforçamos que cada um precisa continuar fazendo a sua parte", fala o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
Durante o fim de semana, Morro da Fumaça também terá o reforço de policiais militares na fiscalização. As denúncias de descumprimento das regras devem ser feitas através do 190. "Os fiscais da Vigilância Sanitária e de outros órgãos irão aos estabelecimentos para prestar as orientações necessárias", diz.