O fechamento das três fábricas da Ford no Brasil, anunciado ainda em 11 de janeiro, pegou consumidores e revendedores de surpresa. Apesar da mudança de estratégia, a Ford Forauto, revendedora da montadora no sul catarinense, continua firme e forte e, agora, focada na venda de picapes, vans e SUVs.
“A Ford globalmente está fazendo uma nova estratégia de se tornar uma companhia mais de nichos de mercado. Vai produzir picapes, vans e SUVs que ainda estão em produção mundial. E a Forauto está se adequando, vai ficar no mercado. A redução de revendedoras é mais da metade, de 285 para 110, mas continuaremos”, afirmou o diretor presidente da Forauto, Renato Costa.
Apesar do baque de precisar se adaptar a toda uma nova estratégia em pouquíssimos meses, após um anúncio surpresa, a Forauto vai se adaptando. Segundo Renato, a revendedora já havia passado por algo semelhante há dois anos, quando a montadora anunciou o fim da produção de caminhões.
“Em automóveis, a Ford vai ficar hoje com o que temos de linhas de produto ainda como o Ford Ka e a Ecosport, que estão esgotando os estoques. Mas fica a Ranger, que é campeã de vendas, a Territory e novos produtos. São todos produtos com nível de preço acima dos R$ 150 mil”, destacou.
Com o fechamento das fábricas, os veículos como picapes e SUVs passarão a vir importados de outros países, como México e Argentina. Com um novo nicho de mercado, a Forauto também passará a trabalhar com os caminhões da Foton, empresa chinesa que vem dominando o segmento.