O badalar do sino. Balões soltos ao ar. A lembrança. A oração. Às 11h30min desta sexta-feira, dia 19, fumacenses se reuniram para homenagear os profissionais da saúde e em solidariedade às famílias das vítimas do novo coronavírus (Covid-19). O ato ocorreu no Centro de Triagem, no Hospital de Caridade São Roque e nas unidades de saúde.
O prefeito Noi Coral lembrou deste um ano de pandemia. "Desde o início, os profissionais da saúde de Morro da Fumaça se dedicam intensamente ao enfrentamento da Covid-19. Esta homenagem é algo singelo, mas que demonstra toda a nossa gratidão a cada um deles. Lamentamos profundamente cada vida perdida e nos solidarizamos com todas as famílias", salienta.
O ato, iniciativa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC), aconteceu em todos os 295 municípios catarinenses. Em Morro da Fumaça, os profissionais da saúde tiraram alguns minutos para serem homenageados e homenagear as vítimas da doença. "Ultrapassamos um ano de pandemia e perdemos muitas pessoas. Cada vida importa muito, por isso precisamos seguir lutando para combater o coronavírus. A cada família, os nossos mais sinceros sentimentos e aos profissionais da saúde, o nosso muito obrigado", fala o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
Morro da Fumaça registra até o momento, 29 óbitos por complicações do coronavírus, sendo que dois eram servidores da Secretaria de Saúde do município. "Os nossos profissionais são dedicados. Não medem esforços para salvar vidas. Então, nada mais justo que esta pequena homenagem a estas pessoas que seguem firmes nesta luta diária que os afeta tanto fisicamente quanto mentalmente", diz a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.