Valmir Comin está no quinto mandato como deputado estadual e comemorou nesta quinta-feira (11) o primeiro ano à frente da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. Nesta semana ele cumpre agenda de compromissos na região e esteve hoje no programa Adelor Lessa para fazer um balanço de seus trabalhos.
“Foi uma parada dura, ninguém gostaria de enfrentar o desafio em função de todo o cenário da situação nacional. Foi só aceitando o desafio para entender a importância da assistência social na vida das pessoas. Foram vários avanços, muitas demandas reprimidas que visualizamos. Procuramos de pronto nos alicerçar a uma equipe extremamente técnica”, comentou.
Dentre os trabalhos destacados por Comin estão a criação do Programa Business Intelligence, o resgate do cofinanciamento, que é a assistência dos CRAS e dos CREAS que não era repassado a dois anos, o Fundo do Idoso e a fundação do primeiro Centro do Idoso em Cocal do Sul.
Para ele, neste ano que passou foi possível aproximar o político do cidadão. “Muitas vezes a gente observa que os tecnocratas que estão atrás de uma escrivaninha não tem sensibilidade e a percepção para entender o que está acontecendo na periferia, onde está o grau de vulnerabilidade maior. E o papel do legislador é esse: tentar elucidar a situação e tentar traduzir na essência uma legislação que permita trazer a realidade que estamos vivendo”, explicou.