O projeto Orçamento Comunitário, realizado pela prefeitura de Balneário Rincão, percorreu oito regiões da cidade ouvindo suas necessidades e elencando as prioridades. Foram 24 obras e ações, como construção de creches, praças, pavimentações, ginásio, capela mortuária, revitalização de centro comunitário, investimentos em saúde e segurança, eleitas por quase 22 mil pessoas.
A primeira comunidade a ser ouvida pelo prefeito Jairo Custódio e o vice-prefeito, Luiz Gustavo Laurindo da Luz, foi Barra Velha. Os moradores fizeram várias solicitações, mas elegeram três delas como prioridade. A ativação do Posto Policial do bairro, a construção de um ginásio poliesportivo e melhorias na saúde. A comunidade de Lagoa dos Esteves elegeu a construção da Capela Mortuária, a pavimentação do acesso à Plataforma Sul e a pavimentação da Avenida da Lagoa do Faxinal como prioridades.
“Este é o segundo orçamento comunitário que realizamos. E, mais uma vez, saímos satisfeitos com as prioridades das comunidades, agora é organizar para que essas obras saiam das prioridades e passem a ser realidade”, comemora o prefeito Jairo Custódio.
Presença positiva
Com recorde de público, o Bairro Pedreiras, que ganhou o primeiro berçário do município, eleito na primeira edição do Orçamento Comunitário, dessa vez, optou por uma Lotérica e pavimentações das ruas Pedro José Vargas e José de Lagos Inácio. O centro da cidade, que fez questão de participar e agradecer pelas obras que estão ocorrendo na cidade, como o calçadão, elegeu como prioridade a construção de uma creche no Bairro União, a revitalização do Centro Comunitário e pavimentações.
“As comunidades se organizaram para participar das reuniões, e isso mostra o processo democrático na escolha. Do Bairro Pedreiras, na primeira edição, participaram 60 pessoas, nessa, mais de 300 pessoas participaram, pois sabem que o Orçamento Comunitário é algo sério e será feito”, destaca o vice-prefeito, Luiz Gustavo Laurindo da Luz.
Praça para o Rincão Sul
A comunidade do Rincão Sul mobilizou os moradores e ganhou uma praça, com pista de caminhada, quadra de esportes e uma passarela de acesso ao mar. A praça será construída no acesso sul. Além disso, também elegeram como prioridade a construção de um Centro Comunitário e pavimentações.
“Temos que elogiar e agradecer essa administração, eu nunca vi isso, o prefeito vir até a comunidade, perguntar o que queremos, afinal, nós que sabemos o que mais precisamos. A Prefeitura está de parabéns, no primeiro orçamento, elegemos nossa prioridade e eles realizaram e agora temos certeza que eles vão realizar nossa nova prioridade”, enfatiza o morador do Condomínio Deobaldo Donato Pacheco, Maicon Anacleto.
O Bairro Urussanga Velha escolheu pavimentações, melhoria nas estradas e ampliação da creche. As comunidades de Mirassol, Chico do Poço e Condomínio Deobaldo Donato Pacheco escolheram melhorias no condomínio, uma creche no Mirassol e uma Praça no Chico do Poço. A Lagoa dos Freitas elegeu como prioridade uma rótula na SC 445, ampliação do CEI e pavimentação da rua da escola municipal José Réus.