Desde outubro de 2021 no comando do Criciúma, Cláudio Tencati vem fazendo história como treinador da equipe. Nesse um ano e meio, o clube conquistou o acesso para a Série B do Brasileiro, título da segunda divisão do estadual e título do Campeonato Catarinense em 2023. No meio disso tudo, ele também vem colecionando tabus quebrados. Confira cinco deles:
1 - Primeira vitória no Moisés Lucarelli
O tabu mais recente foi pela segunda rodada da Série B. O Criciúma foi enfrentar a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, vindo de uma boa vitória contra a equipe do Tombense, o Tigre buscava algo nunca feito antes: uma vitória no estádio da equipe paulista. Em dez jogos, tinha quatro empates e seis derrotas, o tabu foi quebrado e o Criciúma venceu com gols de Marcelo Hermes e Fellipe Mateus.
2 - Título do Campeonato Catarinense após dez anos
Após dez anos, o Criciúma conquistou o Campeonato Catarinense. Em uma campanha que não houve um bom começo, o clube conseguiu se ajeitar durante a competição e venceu o estadual. Após uma histórica disputa de pênaltis com o Avaí nas quartas de final, o Criciúma fez um confronto regional contra o Hercílio Luz que quase conseguiu uma grande virada, mas Fabinho fez um gol no final da segunda partida que sacramentou a ida da equipe tricolor para a final. Já contra o Brusque, com gols de Lohan e Helder, o Criciúma venceu os dois jogos por 1 a 0 e se consagrou campeão.
3 - Acesso após nove anos
A diretoria do Criciúma, quando contratou Cláudio Tencati, em agosto de 2021, tinha um objetivo a curto prazo: o acesso da Série C para a Série B e conseguiu isso. Na primeira partida no comando, derrotaram o Ituano fora de casa, depois disso, a equipe ainda teve um empate heróico com o Botafogo-PB com dois jogadores a menos, uma derrota para o time da paraíba e um empate com a equipe paulista.
Na última rodada, o Criciúma precisaria vencer o Paysandu fora de casa para conseguir o acesso, em um primeiro tempo truncado, o gol só saiu no começo da segunda etapa com Henan. Tencati e a equipe conseguiram o acesso e isso era apenas o começo da história no clube.
4 - Vitória na Arena Condá após 14 anos
Também tem tabu quebrado em clássico regional. Durante uma partida pela Série B do Brasileiro, em 2022, o Criciúma estava há 14 anos sem vencer a Chapecoense na Arena Condá, na época, eram 19 jogos sendo quatro empates e 15 derrotas. A equipe da casa até saiu vencendo, mas Rayan e Claudinho viraram para o Criciúma, e apesar da Chapecoense empatar, Marquinhos Gabriel fez o 3 a 2 e sacramentou a vitória do Tigre.
5 - Vitória no Majestoso contra o Brusque após sete anos
Desde 2016, o Criciúma não vencia o Brusque como mandante, eram sete jogos sem vencer até que neste ano, o Tigre conseguiu o feito. Pelo primeiro jogo da final do Campeonato Catarinense, com gol do herói improvável Lohan, a equipe venceu por 1 a 0 e levou uma boa vantagem para o segundo jogo da final, em que o Criciúma também conquistou a vitória e se tornou campeão do estadual.