O escritor, professor e titular da Academia das Ciências de Lisboa, Deonísio da Silva, foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura através da Academia Internacional de Escritores Brasileiros. Natural de Siderópolis, ele já escreveu mais de 30 livros e, entre suas principais obras, estão: “Avante, soldados: para trás”, “Teresa D’Ávila” e “Stefan Zweig deve morrer”.
O escritor conta que só descobriu que tinha sido classificado aos cinco últimos finalistas do prêmio, depois de um tempo, por ser um processo sigiloso. “Fiquei muito feliz de ser lembrado para a premiação”, comenta.
Para ele ganhar, não depende só do talento e esforço, mas também de questões de inclusão. O professor disse que desde a adolescência sempre tentou combater questões de discriminação. “Hoje você pensa que racismo é só contra negro, mas é contra indiano, polaca, alemão, italiano e tantas outras nacionalidades”, informa.
Sobre o Prêmio Nobel de Literatura
O Prêmio Nobel de Literatura é um prêmio literário sueco que é concedido anualmente, desde 1901, a um autor de qualquer país que produziu no campo da literatura o trabalho mais notável em uma direção ideal.
A Academia Sueca é responsável por escolher o ganhador do prêmio e anunciar os nomes dos laureados, no início de outubro.