Cantar pode ser considerado um dom, mas uma pessoa que não leva jeito consegue desenvolver técnicas e passar a ter bons resultados na área.
“A estética vocal reverte a subjetividade, cada um gosta de uma coisa. Tem que ser bem claro que é um fenômeno social. Mostramos técnicas para os alunos fazerem diferentes tons”, explicou o coach vocal Ariel Coelho.
O tempo que uma pessoa aguenta cantar, ou então é recomendado, varia conforme o especialista e também de acordo com o cantor.
“Os mais tradicionais dizem que um bom tempo fica entre 1h e 1h e 30min, mas eu defendo que pode cantar o dia todo, desde que saiba o que está fazendo. Deve usar o bom senso”, contou.
Cada organismo é diferente, tomar água gelada e álcool podem prejudicar os ajustes finos da voz. Aumentar o atrito é um problema.
“Comer chocolate não faz cantar mal, assim como comer maçã antes do show não é técnica vocal. São muitos mitos”, afirmou.
O que prejudica a voz?
A voz é o instrumento de trabalho de um cantor, então é com ela que devem se preocupar. Alguns profissionais brincam com a voz e acabam se machucando.
“Quando estamos comprometidos com gripe ou tosse, ficamos raspando a garganta. Se fizer isso o dia inteiro irá dar problema com a voz. Tem coisas que é preciso aprofundar um pouco mais”, destacou Coelho.
Muito cantores iniciam a carreira sem aulas de canto, ir a um fonoaudiólogo ajuda a diminuir problemas na laringe. É fundamental aprender a mexer na musculatura.
“A voz é composta por músculos. Se estiver machucando a musculatura irá diminuir os resultados”, completou o coach vocal.