Para discutir sobre o ecossistema inovador da região, o Conselho Municipal de Inovação (CMI) de Criciúma se reuniu nesta quarta-feira (19) com entidades, universidade, empresários e investidores do ramo empreendedor. O Café com Inovação, em parceria com o Sebrae Santa Catarina, aconteceu na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e teve como tema central "Conexão, Engajamento e Relacionamento", com o objetivo de analisar novas oportunidades de crescimento local.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki, o encontro tratou, principalmente, sobre o posicionamento do município a nível estadual com o sistema de inovação, junto com todos os atores que contribuem para o crescimento do setor. "A reunião foi importante para debatermos como está nosso ecossistema hoje, quais as oportunidades que existem, limitações e medidas que podemos tomar para superar os desafios que existem. Tudo isso contribui para melhorarmos ainda mais nosso posicionamento no Estado", afirmou.
Um ecossistema de inovação é formado por agentes como universidades, startups, empresas e órgãos públicos de uma determinada região, que discutem soluções para promover um ambiente favorável à inovação. Esse ambiente de cooperação permite a geração de ideias, que agregam valor aos negócios regionais. "O trabalho em grupo contribui para o debate de novas propostas, com o objetivo de tornar a nossa região bem conhecida pelo avanço da inovação", ressaltou Potelecki.
Investimento em inovação para Criciúma
O município de Criciúma deve receber um investimento de cerca de R$ 600 mil para o ecossistema de inovação. O recurso faz parte da Metodologia de Planejamentos Locais de Inovação do Sebrae Santa Catarina, trazida para o Estado em 2022. De acordo com o gerente de Inovação e Startups do Sebrae Santa Catarina, Marcus Rocha, a metodologia visa criar um ambiente mais saudável para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador no território do ecossistema. Com isso, é responsável por criar uma onda positiva de desenvolvimento de startups, que pensam soluções inovadoras para os desafios de mercado.
"Como Criciúma é um polo importante no Sul do Estado, começamos a fazer esse investimento relevante para conduzir a metodologia. A reunião serviu para explicarmos como funciona a metodologia. Vamos entrar com a solução metodológica e o processo de planejamento, mas precisamos, acima de tudo, do comprometimento dos atores locais do sistema de inovação, para que o planejamento tenha participação intensiva de todos. É isso que vai fazer o ecossistema de inovação de Criciúma ter um ciclo de desenvolvimento sustentado", reforçou o gerente.