O ano de 2020 foi um desafio para todos. Com a chegada de um novo vírus, que não se sabia os cuidados necessários, muitas mudanças foram feitas. Entre elas foi o cancelamento das atividades presenciais em escolas e demais instituições de ensino.
O Bairro da Juventude se viu em um desafio maior do que as demais escolas, que passaram a atuar de maneira online, já que seus alunos são de famílias da periferia e em sua maioria não possuem acesso à internet. Foi necessário inovar o modo de atuação. A instituição passou a levar os materiais de estudo e alimentos até a casa dos alunos. Foi nesse momento que o Bairro se deparou com uma realidade até então desconhecida.
Com as visitas, foi verificada a situação, muitas vezes precárias, em que as famílias vivem. A instituição passou a atuar mais nas residências. "Levar diariamente o que as crianças precisavam nos fez descobrir realidades que, por mais que nós achassemos que conheciamos, tivemos grandes surpresas. Mas eu penso que os desafios são esses mesmo.", disse Silvia Zanette, diretora-executiva do Bairro da Juventude.
Foram feitas construções, reformas e melhorias em instalações elétricas. Outras famílias também foram auxiliadas com o pagamento de contas de água e luz.