Nesta última semana, Santa Catarina começou a tomar medidas mais rígidas de prevenção ao coronavírus, o que vem sendo aderido por boa parte dos municípios do estado. Em Criciúma, as unidades de saúde e os hospitais começam a ter atendimentos especializados e direcionados, procurando pela melhor estratégia possível de combate e prevenção ao COVID-19.
De acordo com o médico e presidente da Unimed de Criciúma, Leandro Avany Nunes, o objetivo do município é passar por essa pandemia sem nenhuma morte registrada. “Estou otimista porque ainda não tivemos nenhum caso grave e tomamos as posições na hora adequada. Se Criciúma passar por isso sem morrem ninguém, teremos feito um grande trabalho”, pontuou o médico.
O número de testes realizados no município vem mostrando a eficiência da estratégia de combate do município. Somente no Centro de Triagem do Coronavírus, inaugurado nesta quinta-feira, 19, são 250 atendimentos. “Cerca de 70 testes já foram realizados, 5 destes deram negativo e os demais ainda aguardam resultado”, disse Avany.
Na rede pública de saúde foram realizados 29 testes, dos quais todos deram negativos. Há também três suspeitos internados e isolado, mas não são casos graves com necessidade de incubação. Apesar disso, Leandro acredita que há sim casos em Criciúma, mas que isso depende apenas da confirmação, algo que leva um pouco mais de tempo devido ao excesso de testes feitos pelo Laboratório Central.
Pensando na prevenção e buscando evitar o contato presencial em casos onde não haja necessidade, a Unimed irá inaugurar um sistema de consultas via telefone ou videoconferência ainda nesta segunda-feira, 23. “Pacientes da Unimed com plano de saúde vão poder telefonar para os nossos telefones, seja por Whats’app ou vídeo chamada, e ser atendido pelo médico para a consulta e receber as orientações”, disse Avany.