Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Correr exige preparo físico e cuidados

Especialistas alertam sobre os impactos causados no corpo durante uma corrida

Por Lucas Renan Domingos Criciúma, SC, 12/09/2018 - 09:00

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 3ª Meia Maratona Caixa de Criciúma acontece no próximo domingo. Aproximadamente 1,3 mil corredores são esperados. Mesmo o esporte sendo recomendado para a saúde, corridas atividades de grandes distâncias como é o caso das modalidades da 21K a atenção com o corpo é expressamente necessária.

O ortopedista Marcelo Beirão, alerta que antes de se aventurar em provas como uma Meia Maratona, saber se preparar é fundamental para evitar lesões. “Na corrida acontecem muitos impactos musculares, principalmente dos membros inferiores. Pé, tornozelo, joelho, coxa e quadril são as regiões que mais sofrem. E lesões se previnem com condicionamento físico, principalmente da musculatura para conseguir suportar a prova”, destacou Beirão.

Mesmo para aqueles que irão praticar a caminhada, os cuidados são essenciais. “Qualquer pessoa que sair por aí caminhando cinco quilômetros sem se preparar vai sofrer nos dias seguintes”, comentou o ortopedista.

Sempre acompanhado das orientações

Se você está pensando em correr uma prova como a 3ª Meia Maratona Caixa de Criciúma e ainda não possui um preparo físico ou não se preparou, talvez seja melhor repensar a ideia. O educador físico da Trenare, Centro de Condicionamento Físico, Estevão de Oliveira, explica que em média, para uma prova, o tempo exigido de atividades é de um período de três a seis meses para se preparar.

“Não queremos desestimular ninguém a participar da prova. O que não pode acontecer é calçar o tênis e sair por aí correndo em busca do preparo físico. A orientação é sempre procurar por um profissional capacitado para acompanhar os treinos”, alertou Oliveira. “Outro ponto é repetir o que treinou. A ansiedade muitas vezes atrapalha na prova, fazendo o corredor não obedecer o seu ritmo e não terminar a prova ou até mesmo se lesionar”. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito