As 12 cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), assinaram a carta de intenções para a aquisição da vacina Sputnik V, contra a Covid-19. Coube ao secretário executivo da Amrec, Nelson da Silva, entregar a maioria destes documentos na Federação Catarinense de Municípios (Fecam), nesta quarta-feira, 10. Segundo ele, alguns municípios enviaram a carta por Sedex. “No total, são em torno de 384 mil doses pretendidas pelas cidades da região”, revela.
A Sputnik V é produzida pela The Gamaleya Center e Russia Direct Investment Fund (RDIF) e distribuída pela TMT Globalpharm LTD. Recentemente, o presidente da Fecam e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, destacou que a entrega dos lotes da vacina deve ser feita em até 20 dias após a assinatura do contrato.
A possibilidade da compra de imunizantes é possível após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que referendou decisão liminar do ministro Ricardo Lewandowski que autorizou os estados, os municípios e o Distrito Federal a importar e distribuir vacinas contra a Covid-19 registradas por pelo menos uma autoridade sanitária estrangeira e liberadas para distribuição comercial nos respectivos países, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não observe o prazo de 72 horas para a expedição da autorização.
A decisão prevê também que, caso a agência não cumpra o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 apresentado pela União, ou que este não forneça cobertura imunológica a tempo e em quantidades suficientes, os entes da federação poderão imunizar a população com as vacinas de que dispuserem, previamente aprovadas pela Anvisa.