As agências bancárias vêm cumprindo um rigoroso protocolo de segurança em saúde para evitar a multiplicação de casos de Covid-19. Mesmo assim, duas bancárias não escaparam na região, ambas da Caixa Econômica Federal. Uma funcionária da agência Rio Maina e outra da unidade de Urussanga tiveram resultados positivos para os testes do novo coronavírus aos quais foram submetidas na última sexta-feira, 24. Com isso, as duas agências estão fechadas para o atendimento ao público.
"Sim, elas foram identificadas em testes de laboratário na última sexta-feira. De imediato, a Caixa optou, seguindo seu protocolo, por fechar as agências ao público e colocar todos os funcionários das mesmas em isolamento social", explicou o diretor do Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região, Laércio Silva. "São duas jovens funcionárias, que estavam assintomáticas. Elas estão em isolamento de 14 dias, já em tratamento e passam bem em casa", explicou.
Confira também - Pelo Covid-19, Caixa fecha duas agências
Todos os funcionários das duas agências foram submetidos ao teste para detectar o novo coronavírus. "Toda a equipe da agência de Urussanga fez, deu negativo. Em Rio Maina idem", confirmou o sindicalista. "Nessa semana as agências ficarão fechadas, não acontecendo nenhum sinal de que alguém possa estar infectado, elas reabrem normalmente na próxima segunda-feira", detalhou Laércio. "Se ao longo desser período alguém tiver indícios ou sintomas, a gente volta a analisar a situação", apontou.
Os prédios das agências passarão por processos de desinfecção. "Com os produtos adequados, essa limpeza será feita em breve antes que todos retornem", explicou. Laércio sublinhou a importância de as pessoas compreenderem a situação. "Se tudo ficar tranquilo nessa semana, segunda que vem as agências reabrem. O pessoal de Urussanga tem a agência de Cocal do Sul como opção, e em Criciúma tem cinco agências, então há opções para os clientes do Rio Maina", destacou.
As agências, enquanto isso, ficam sinalizadas com cartazes de orientação aos clientes. "Não tem ninguém trabalhando, nem em atividades internas, e todos esses funcionários testados cumprirão essa quarentena de uma semana", frisou Laércio. "Essas duas funcionárias estavam trabalhando normalmente até então", lembrou.
No Rio Maina, filas
Depois de fechamento das agências nos primeiros dias da pandemia, os bancos retomaram atendimentos, com restrições, no último dia 30. Em Criciúma, chamaram a atenção as filas justamente na agência do Rio Maina, de onde é uma dessas bancárias agora afastada por estar com o coronavírus.
Confira também - De tudo um pouco na primeira manhã das filas