Após receber 10% da compra de testes rápidos realizada, o Governo de Criciúma pretende receber o restante do da carga até o final do mês. A previsão foi repassada pelo secretário de Saúde, Acélio Casagrande, em entrevista a Rádio Som Maior nesta segunda-feira, 13. "Mil testes já chegaram, já estamos testando. Devem chegar mais 9 mil. O compromisso de entrega é até 29 de abril", comentou o secretário.
Os testes estão sendo destinados para os profissionais da área da saúde do município. A intenção é ter a maior quantidade de testes disponíveis e realizados possíveis. O secretário afirma que o município está trabalhando em duas frentes. "Primeiro temos que cuidar daqueles que estão voltando, de todas as formas possíveis, para evitar a contaminação. Segundo, como disse o ministro Mandetta, se abril, maio, junho nós teremos uma situação muito difícil para enfrentar, temos que nos preparar", afirmou Acélio.
O prefeitura de Criciúma reformou e equipou a Casa de Saúde do Rio Maina para atuar como hospital de retaguarda. De acordo com o secretário, os leitos já estão a disposição. Segundo o secretário, o Hospital São José ampliou, de 30 para 45, os leitos de UTI. "Tem disponível um espaço para mais 40 respiradores, então esses 40 seria importante que viesse do Governo do Estado ou do Ministério da Saúde, ficariamos com praticamente 90 leitos. Ações como essa, estamos tentando agilizar de todas as maneiras", projetou o secretário.