Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Covid-19: Criciúma precisa conscientizar e não restringir, diz secretário de Saúde

Mesmo com aumento de casos, município não deverá impor nenhum novo decreto de restrição

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 22/02/2021 - 08:33 Atualizado em 22/02/2021 - 10:00
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Região Carbonífera (Amrec) virou uma ilha. É a única a não estar no nível de risco potencial gravíssimo (vermelho) para a pandemia de Covid-19 em toda Santa Catarina, que vive a sua terceira onda de contágios e internações. Apesar do crescimento considerável de casos, Criciúma não deverá impor nenhuma nova regra de restrição de circulação ou funcionamento, e sim reforçar a conscientização da população.

“Temos feito um trabalho de conscientização, distanciamento e testagem rápida para isolamento rápido, agora quanto a restrições acho que o momento realmente não requer essa situação de restringir. Sejam serviços, comércios e outros. Temos que conscientizar a população de que se não houver necessidade de sair para trabalho ou serviço essencial, que não saiam”, pontuou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

De acordo com o secretário, o município detectou um crescimento de 19% a 30% nos casos positivos, após uma testagem em massa realizada. O próprio secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que é preciso que o estado comece a diminuir a quantidade de pessoas circulando, mas que a ação precisa ser tomada por cada município.

“Acho que essa é a maior conscientização, não tem que ter decreto para que as pessoas não possam trabalhar ou se deslocar. Tentaremos nessa linha de diálogo, como sempre fizemos em Criciúma, com os segmentos organizados”, disse Acélio.

Mesmo com a região podendo retornar ao gravíssimo, não há previsão de paralisações em Criciúma. As aulas presenciais, retomadas ainda na última semana, devem continuar acontecendo normalmente no município.

Um dos pontos que segue sendo reforçado pela Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Criciúma é a fiscalização e penalização para quem descumprir as medidas de segurança. Segundo Acélio, algumas multas já foram aplicadas e a fiscalização continuará acontecendo.

“Continuamos notificando e multando. Acabei de assinar na semana passada algumas notificações e multas a estabelecimentos. Muitas vezes as pessoas nos xingam porque recebem essa notificação, e vamos notificar”, ressaltou o secretário.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito