Um fato específico em relação à vacinação contra a Covid-19 vem preocupando profissionais e autoridades em Santa Catarina. No estado, mais de 45 mil pessoas ainda não compareceram às unidades de saúde para receber a segunda dose da vacina.
“Temos mais de 45 mil pessoas atrasadas com a segunda dose em todo o estado. Fica um recado para as prefeituras, que busquem em seu banco de dados essas pessoas e tentem entrar em contato”, destacou o superintendente da Vigilância Epidemiológica de SC, Eduardo Macário.
O superintendente reforça ainda que não basta tomar apenas a primeira dose da vacina, sendo necessária a segunda para que haja a imunização ideal. No entanto, muitas pessoas já passaram do prazo de recomendação para recebimento da segunda dose.
O caso acontece principalmente com aqueles que foram imunizados com a Coronavac, que determina um período de 21 a 28 dias após a primeira aplicação para recebimento da segunda dose. Macário reforça a importância de que os idosos e familiares estejam atentos a esse prazo.
“Aconselho que filhos e parentes deem uma olhada na carteirinha dos idosos, ver se está na data certa, e aí o leve para tomar a vacina e estar seguro. Isso porque meia dose, como é a primeira recebida, só garante metade da proteção. Aí é somente com a segunda dose que iremos garantir que a pessoa estará plenamente protegida contra o coronavírus”, disse.