Seguem as ações do Governo do Estado para realizar a ampliação da rede de atenção aos pacientes de coronavírus em Santa Catarina. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, nos últimos dias já foram pactuados 546 novos leitos clínicos e 313 leitos de UTI em hospitais e unidades de saúde catarinenses.
“Estamos percorrendo o Estado, visitando as unidades de saúde para avaliar as possibilidades de ampliação. Na semana passada, estivemos no Oeste, em Chapecó e Concórdia e nesta terça-feira estarei em Lages em ações neste sentido”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
Santa Catarina tinha 546 leitos de UTI adulto dedicados ao coronavírus no início da pandemia - número que já foi praticamente triplicado neste período de enfrentamento à doença.
O Oeste catarinense concentra o maior número de novos leitos de UTI pactuados, com o total de 96 unidades. Em relação a leitos clínicos, são 282 em 20 municípios da região. Há ainda o esforço adicional de contratação de leitos na rede privada catarinense - nos últimos dias já foi confirmada a contratação de 20 leitos de UTI.
Também há uma força-tarefa para envio de novos equipamentos para unidades hospitalares e de pronto-atendimento de todo o Estado. Apenas neste fim de semana, a Secretaria de Estado da Saúde já enviou 55 monitores multiparâmetros, 28 ventiladores de transporte e 38 ventiladores pulmonar estático. Os aparelhos são fundamentais para o atendimento aos pacientes em estado grave da Covid-19, que precisam de ventilação mecânica.