Apesar da região Carbonífera se manter no status de nível grave no Mapa de Risco do Estado, a situação não é favorável na região. Conforme o Painel de Leitos de UTI SUS do Governo do Estado, na região Sul apenas Criciúma e Içara possuem leitos de UTI para Covid-19 adulto. Os demais hospitais estão com 100% dos leitos ocupados. Esse cenário faz com que enfermos das outras localidades tenham que ser deslocados e atendidos na região Carbonífera.
Em Araranguá existe a possibilidade de abertura de novos leitos, mas para isso são necessárias contratações de novos profissionais para atuar no local e também da compra de equipamentos. Os outros dois hospitais da reigão Sul, Hospital Nossa Senhora da Conceição em Tubarão, e o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos, em Laguna, que também possuem todos os leitos de UTI ocupados, não possuem possibilidade de abertura de novos leitos em vista. Os três locais somam 30 leitos, sendo 10 de cada.
Na região Carbonífera existem dois hospitais SUS que atuam no tratamento intensivo de Covid-19. São eles o Hospital São José em Criciúma e o Hospital São Donato em Içara. Juntos, possuem um total de 43 leitos de UTI, destes apenas 10 estão desocupados.