O Hospital São José, de Criciúma, recebeu a habilitação para a utilização de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Destes, dois já haviam sido colocados à disposição da população desde o último sábado, e os oito restantes deverão estar disponíveis até a próxima semana - conforme novos profissionais vão sendo contratados.
“Temos a expectativa de que ir ampliando os demais leitos já a partir de amanhã e que, no máximo até sexta-feira, mais dois ou quatro estejam disponíveis - para a próxima semana vir a totalidade dos dez. Estamos tendo a contratação de técnicos, que estão sendo capacitados para as áreas de enfermaria e outros já estão em capacitação para UTI’s”, disse o diretor técnico do hospital, Raphael Elias Farias.
A quantidade de profissionais necessários para que os novos leitos de UTI possam entrar em funcionamento é bastante alta. De acordo com Raphael, a cada dois leitos é preciso um técnico de enfermagem por 24 horas e, como são quatro turnos, exigem pelo menos quatro técnicos - fora os demais profissionais.
“Multiplicando por esses 10 novos leitos, precisamos de 20 técnicos de enfermagem, um enfermeiro, três fisioterapeutas, um para cada turno, e uma escala de médicos, nutricionista e toda a equipe de higienização. Há toda uma equipe por trás da ativação dos leitos”, pontuou o diretor.
Atualmente, o São José possui 30 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pacientes com coronavírus. Destes, somente um ainda está vago para a ocupação - os outros 29 estão ocupados. “Até o momento, no São José, não precisamos transferir nenhum paciente aos outros hospitais. Por enquanto, com a rotatividade de internações, conseguimos manter com a ocupação interna”, disse.