A situação de Santa Catarina no enfrentamento ao coronavírus é preocupante. O número de casos vem aumentando consideravelmente. Conforme o último Mapa de Risco, emitido neste sábado (20) apenas a região Carbonífera não se enquadra no nível Gravíssimo. Mas segundo a entrevista do Secretário Estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, ao Adelor Lessa, esse quadro deve piorar.
Questionado sobre o cenário do combate a Covid-19, Motta falou que toda Santa Cataria está impactada. "Realmente é um momento muito complicado. A gente viu um estado muito impactado. O coronavírus mostra agora uma força que não tinha ainda mostrado. É um momento bem delicado, bem complicado, talvez seja o pior momento desse enfrentamento.", pontuou o secretário.
Entre as ações realizadas pelo Estado nesta última semana estão a abertura de 80 novos leitos de UTI e 200 leitos clínicos. Apesar desse aumento no número total de leitos, a oferta ainda é insuficiente. Por conta disso cirurgias eletivas estão suspensas por 20 dias, até mesmo em hospitais da rede particular que possuem leitos de UTI de emergência para Covid-19. Em ambulatórios e especialidades, também há a suspensão, mas por 10 dias. O objetivo, segundo o Secretário, é manter todos focados.