O governador Carlos Moisés está prestando mais um pronunciamento, atualizando as informações da Covid-19 em Santa Catarina. A expectativa é que ele possa fazer mais comentários sobre a criação de uma CPI para investigar a compra de respiradores pelo Governo do Estado. A comissão está criada pela Assembleia Legislativa (Alesc).
Santa Catarina está com 2.085 casos confirmados do novo coronavírus e 46 óbitos registrados, distribuídos em 28 municípios. Houve dois óbitos nas últimas 24 horas, um paciente jovem de Concórdia com comorbidades e outro de Ituporanga, idoso e sem comorbidades.
"Temos 91 internados em leitos de UTI, 35 na rede privada e 56 na rede pública, perfaz uma taxa de ocupação dos leitos de UTI de 13,9%", enumerou o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino. "Esses números indicam que o nosso esforço está dando certo", emendou Moisés.
Reunião com ministro
Moisés iniciou seu pronunciamento destacando a videoconferência que fez nesta quarta-feira, 29, com o ministro da Saúde, Nelson Teich. "Conseguimos a habilitação de mais 175 leitos de UTi para Santa Catarina", destacou. Novidade também sobre equipamentos de proteção. "Há um estoque de EPIs ainda em São Paulo e ele fará contato com o secretário Helton para que esses equipamentos também cheguem a Santa Catarina. Mais aquisição de testes rápidos, é a novidade da semana", afirmou.
Mais uma reunião foi realizada com lideranças regionais nesta quarta, desta vez da Serra e do Oeste. "Precisamos despolitizar esse momento. De mãos dadas, Estado e municípios vão conseguir. Essa é a receita, pois não temos remédio nem tratamento", frisou Moisés.
Confira a entrevista coletiva com o governador Moisés na Rádio Som Maior e assista no vídeo: