Santa Catarina vive o pior momento da pandemia de Covid-19 desde o seu início, em março do ano passado. Tal situação se reflete sobretudo no número de internações, já que, atualmente, em todo o estado, restam apenas três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com coronavírus.
Das sete microrregiões catarinenses, somente três não estão com 100% de seus leitos ocupados. Este é o caso do Planalto Norte e Nordeste, da região da Grande Florianópolis e do Grande Oeste.
No Planalto Norte, somente o Hospital São Vicente de Paulo, de Mafra, ainda conta com um leito de UTI vago. Já na Grande Florianópolis, o Hospital Nossa Senhora da Imaculada possui também um leito disponível. No Oeste, o Hospital Regional São Paulo também tem um leito à disposição.
No entanto, a própria Secretaria de Estado da Saúde afirma que é virtualmente inferior à taxa de ocupação real. Isso por conta da rotatividade de pacientes e aos horários de atualização do painel disponibilizado online.