O Estado de Santa Catarina está enfrentando um grande crise sanitária com mais uma onda de contaminação de coronavírus. A situação levou à escassez de leitos de UTI, criando filas de espera e até mesmo necessitando a transferência para outros Estados do país. Outro número que tem aumentando constantemente nos últimos dias é o de mortes. No total, 8.062 catarinenses já morreram em decorrência da Covid-19.
Conforme o boletim epidemiológico, emitido pelo Governo do Estado na noite desta segunda-feira (08), as regiões com maior número de óbitos são o Planalto Norte e Nordeste e o Sul. Cada um, respectivamente, registra 1.437 e 1.361 mortes pelo vírus. Apesar da maior quantidade de casos confirmados ser na Grande Florianópolis (140.208), em relação ao número de óbitos ela vem em terceiro lugar com 1.293 perdas.
Proporcionalmente com o número de casos, a região com maior percentual de mortes é a Foz do Rio Itajaí. Em seguida vem o Grande Oeste, e em terceiro lugar, com a mesma porcentagem, vem o Sul e o Meio Oeste e Serra Catarinense.