Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Cp 2: Os 144 destemidos italianos

por Archimedes Naspolini Filho Criciúma, 24/09/2019 - 07:01 Atualizado em 04/10/2019 - 10:12

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A felicidade de ser criciumense, aqui nascido, registrado e construído meu projeto de vida é, com certeza, o motivo maior de eu te amar, Criciúma!

Historiador, não poderia me furtar a deixar bem claro que um dos motivos fortes de se amar esta terra é ser conhecedor do processo da sua descoberta, da sua fundação. Estar habitando o mesmo solo, fundado, pisado e desbravado por 144 destemidos italianos que a descortinaram em 1880, é gratificante. É um privilégio. É um orgulho. É uma responsabilidade. Gratificante porque o legado foi de muito amor e trabalho, para os pósteros. Privilégio porque nascemos numa cidade de destemidos guerreiros que juraram que fariam desta, uma metrópole. Orgulho, porque somos partícipes desse processo. Responsabilidade porque não podemos abrir mão de continuar a obra iniciada por aqueles italianos, em 1880. E cito dezenove, dos 144 heróis que, destemidamente, deram o início à formação da mais desenvolvida cidade havida no eixo Florianópolis-Porto Alegre: Giovanni Barbieri, viúvo, e sua filha Serafina; Lorenzo Benedet, sua esposa Regina e seus filhos Maria, Teresa, Pietro, Domenico, Antonio e Giuseppe; Paulo Benedet, viúvo; Pietro Benedet, sua esposa Apolônia e os filhos Antonia, Luigia, Giovanni, Caterina, Giovanni e Giaccomo.
Ter esses nomes na relação dos que fundaram nossa cidade não é uma forte razão para amarmos Criciúma?

Amanhã darei outros motivos que me fazem amar Criciúma –aurora vibrante de uma nova e feliz geração - que completará 140 anos dia 6 de janeiro de 2020.
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito