O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) completou 25 anos neste sábado (18). Para marcar a data, o 9º Batalhão de Polícia Militar (9ºBPM) de Criciúma, realizou o “Quartel Aberto”, um dia de muitas brincadeiras para a criançada.
O evento contou com a presença de aproximadamente 500 crianças, que participaram de muitas brincadeiras, como: corrida do saco, futebol, vôlei, cabo de guerra e torta na cara. A apresentação dos cães que fazem parte do Canil e da cavalaria, ganhou a atenção dos pequenos.
Em Criciúma, a primeira aula foi ministrada no dia 15 de março de 1999. Nesses 25 anos, 55.043 crianças já se formaram no Proerd no município. Atualmente, a atividade educacional é realizada em 74 escolas da cidade, com 118 turmas. Dessas, 60 turmas são atendidas no primeiro semestre do ano e 58 no segundo semestre.
O Proerd tem como objetivo capacitar crianças, adolescentes e adultos para resistirem às drogas e à violência, através de ações de polícia ostensiva de caráter educacional, realizadas por policiais militares habilitados, em instituições públicas, privadas e comunitária, integrando a PM, família e escola para valorização da vida e a construção de uma sociedade mais sadia, justa e feliz.
“Segurança pública é um tema complexo. Ele não se resume ao combate do criminoso por parte da Polícia Militar. É um conjunto de ações que se inicia lá no berço, na família e na educação, com atividades preventivas que vão evoluindo. Nesse contexto tão complexo, conseguimos evitar a prática do crime se agirmos na prevenção e na educação. Nesse cenário entra o Proerd, que é uma atividade de prevenção ao crime. O policial militar vai auxiliar na formação do cidadão, buscando evitar que ele busque o lado da criminalidade e das drogas, e se torne um problema de segurança lá no futuro”, frisa o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Mário Luiz Silva.