Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma altera formato de limpeza de logradouros públicos

Mudança ocorreu a partir da licitação para contratação de nova empresa para prestação dos serviços

Por Émerson Justo Criciúma, SC, 06/03/2019 - 19:32 Atualizado em 06/03/2019 - 19:49
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o fim do contrato com a empresa que prestava serviços de limpeza para a Prefeitura de Criciúma no fim do ano passado, uma nova licitação foi realizada. A vencedora foi a Ecosystem Serviços Urbanos Ltda. A nova prestadora é responsável apenas por serviços de limpeza urbana nas principais ruas e avenidas do Município. A forma de manutenção dos demais locais foi reajustada.

Conforme a secretária Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, a empresa vencedora vai realizar a limpeza em mais de 100 quilômetros de vias públicas. “São as principais ruas na cidade inteira e todos os acessos. As praças vão ficar por conta da Prefeitura, pois eles não vão fazer praças, vão fazer determinadas ruas somente”, explicou.

A secretária garante que as equipes da Prefeitura de Criciúma não ficarão sobrecarregadas, pois novos servidores serão contratados em um processo seletivo que será lançado nos próximos dias. “Tem o programa da Famcri de Adoção de Praças, já temos mais de 100 logradouros públicos adotados. Isso com mais uma equipe da Prefeitura vai ser suficiente para atender a toda a demanda”, ressaltou, afirmando que não sabe ainda o número de pessoas que serão chamados para a pasta.

“O processo seletivo não é somente para limpeza, é para outras funções, não somente para a Secretaria de Infraestrutura, mas para Saúde e Educação, são aquelas funções que não tem no quadro e que não tem no concurso, deve estar saindo no edital entre hoje e amanhã”, completou Kátia.

Escolas e UBS

Com a mudança, as manutenções das unidades escolares e das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) também alteraram. “A limpeza das escolas serão feitas pelas próprias escolas. A Secretaria de Educação vai dar um cartão com crédito e elas vão poder contratar, cada uma vai fazer do seu jeito. As unidades de saúde também têm uma empresa de pequenos reparos que vai fazer o corte da grama”, relatou a secretária.

Moradores do bairro São Defende estão reclamando da alta vegetação na UBS da comunidade. Usuários do local afirmam que o mato tomou conta do pátio, dificultando o acesso das pessoas. “Tem uma empresa de pequenos reparos e corte de grama, essas empresas não estão sob a coordenação da nossa secretaria”, frisou Kátia.

A secretária de Saúde, Francielle Gava, falou que o problema está ocorrendo devido a vegetação crescer mais rápido no verão e algumas unidades terem sofrido com as chuvas. “Ou a gente prioriza o funcionamento das unidades internamente com esses reparos ou a situação do corte de grama", salientou.

Porém, um medida está sendo tomada pela secretaria. "Em virtude dessas necessidades que já foram observadas, nós estamos vendo para fazer um novo contrato para que amplie o número de pessoas neste contrato que já existe hoje ou a gente faz um exclusivamente para manutenção de grama”, informou Francielle.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito