O Criciúma saiu na frente com gol de Claudinho, mas apagou no início da segunda etapa, sofreu a virada e foi derrotado pelo Barra por 2 a 1 no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Catarinense. Agora o Tigre precisa vencer de forma simples no estádio Heriberto Hülse para levar o confronto para a disputa de pênaltis ou por dois gols para classificar de forma direta para a final do Estadual.
Aos quatro minutos, o Criciúma teve a primeira oportunidade com Fellipe Mateus conduzindo a bola pela direita, tocando para Meritão na entrada da área, que teve o chute desviado pelo jogador do Barra. Quatro minutos depois, o volante cruzou e Kayzer chutou por cima do gol.
O Barra quase saiu na frente aos dez minutos, com um chute de longe de Mateus Carvalho que viu o goleiro Gustavo adiantado e tentou um gol de cobertura, a bola passou perto do travessão.
Claudinho na hora certa e no momento certo
A pressão do Criciúma continuou ao longo do primeiro tempo e o Criciúma marcou aos 13 minutos. Em jogada de Fellipe Mateus e Marcelo Hermes, o lateral foi até a linha de fundo, cruzou e Claudinho pegou a bola de primeira, marcando o gol para o Tigre.
O Tigre teve a chance de ampliar pouco tempo. Com uma jogada trabalhada, Claudinho levou a bola pela esquerda, cruzou rasteiro para Fellipe Mateus que chutou de primeira e quase marcou o segundo gol do Criciúma. Continuando no ataque em busca do segundo gol, o camisa 2 teve a oportunidade de fazer o seu segundo gol na partida ao chutar de fora da área, mas a bola foi para fora.
Com 25 minutos, em uma jogada de Claudinho, Fellipe Mateus e Kayzer, o atacante chutou a bola acabou desviando e no rebote, Meritão chutou e Ewerton fez uma linda defesa impedindo que o Criciúma aumentasse a distância no placar.
Na última jogada do primeiro tempo, em uma jogada ensaiada no escanteio, Fellipe Mateus tocou rasteiro para Marcelo Hermes que chutou e a bola foi para fora.
Apagão do Criciúma ocasiona virada do Barra
Logo aos 30 segundos do segundo tempo, o sistema defensivo do Criciúma falhou, primeiro Rodrigo não chegou na bola e depois Tobias Figueiredo derrubou o atacante fez pênalti para a equipe adversária. Marcelinho cobrou e empatou a partida. O Barra virou aos nove minutos, em cruzamento, Wesley Matos cabeceou e virou o confronto.
O Criciúma havia chegado ao empate aos 13 minutos. Marcelo Hermes cruzou pela esquerda e Kayzer ganhou dos dois defensores do Barra e fez o segundo gol para a equipe do Tigre, mas foi assinalado o impedimento com o VAR. A mesma jogada aconteceu em seguida, mas dessa vez com o cabeceio de Felipe Vizeu, Ewerton defendeu.
Buscando o empate, Cláudio Tencati colocou Barreto e Eder e aos 26 minutos, o goleiro do Barra salvou a equipe mais uma vez após defender uma cabeçada de Rodrigo a queima-roupa. Júlio Cesar aos 43 minutos teve a chance de ampliar para o Barra, mas a finalização foi para fora. O Criciúma buscou o empate até os acréscimos, Barreto tentou um chute de fora da área aos 46 minutos e a bola foi no travessão.
O segundo jogo do confronto acontece já neste domingo (24), às 16h no estádio Heriberto Hülse e o Barra tem a vantagem do empate para a partida.
Escalações iniciais:
BARRA: Ewerton; Muriel (Júlio César), Wesley Matos, Gabriel Jesus e DG; Natan, Roldan, Emerson Junior (Guedes) e Mateus Carvalho (Alvaro); Marcelinho (Lanzarini) e Alex Henrique (Adilson Bahia). Técnico: Alexandre Lopes.
CRICIÚMA: Gustavo; Jonathan (Barreto), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Meritão (Barcia), Eliedson (Eder), Claudinho e Fellipe Mateus; Kayzer (João Carlos) e Felipe Vizeu (Eduardo Melo). Técnico: Cláudio Tencati
Gols: Claudinho (Criciúma); Marcelinho (Barra).
Cartões amarelos: Gustavo e Tobias Figueiredo (Criciúma); Adilson Bahia e Natan (Barra).
Cartão vermelho: Natan (Barra) foi expulo após o fim do jogo.
Público: 2.071
Arbitragem: Rafael Traci (FIFA), auxiliado por Henrique Neu Ribeiro e Eder Alexandre.