Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma em busca da rota do turismo

Novos empreendimentos e plano municipal buscam impulsionar o setor. Hoje é Dia Mundial do Turismo

Por Fagner Santos Criciúma, SC, 27/09/2018 - 10:21
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Mirante Realdo Guglielmi, orçado em R$ 2,4 milhões e prestes a ser construído no Morro Cechinel, já ganhou status emblemático. A obra representa a vontade do Poder Público Municipal em difundir o turismo em Criciúma, o início está previsto para dezembro, e a obra durará aproximadamente 12 meses. Entretanto, o Dia Mundial do Turismo, celebrado hoje, aponta necessidades para a implantação de uma futura rota turística em Criciúma e região. 

Os mais de 20 pontos turísticos da cidade carecem da melhoria nos serviços de infraestrutura e acolhimento por parte dos quatro agentes que proporcionam o turismo: Poder Público, iniciativa privada, sociedade civil e comunidade do setor turístico, para poderem alcançar o potencial de visitação que possuem. Quem atesta é o diretor de Turismo da Fundação Cultural de Criciúma, Ismail Ahmad. “O poder público está fazendo seu dever de casa na busca pela estruturação de uma rota turística na cidade, mas é um processo lento e que foi retomado há pouco”, esclareceu. A Prefeitura foca, atualmente, nos serviços base para o turismo, como a manutenção e cuidados com vias públicas e estruturas diversas. 

Planejamento de longo prazo

O próximo passo, segundo Ahmad, é a elaboração do Plano Municipal de Turismo e do Conselho de Turismo. “São os principais requisitos para conseguir o selo Prodetur, do Mini stério do Turismo. Ele permite buscar investimento para a área através de fontes como o BNDS, que investiu mais de R$ 5 bilhões no turismo este ano”, apontou. 

Com o início das obras do mirante em dezembro e a entrega do Parque do Imigrante, planejada para novembro, a Administração Municipal passará a trabalhar em seis outros projetos futuros para incentivar o turismo na cidade. “É um processo gradativo e precisamos da atuação dos quatro agentes que fazem o turismo acontecer, mas tudo indica que Criciúma será, futuramente, um grande centro turístico”, apontou. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito