Brusque e Criciúma ficaram 1x1 na noite desse sábado (8) no Estádio Augusto Bauer. Com o empate, o Tigre manteve a liderança do Campeonato Catarinense com 13 pontos, um à frente do Avaí.
O jogo foi morno nos primeiros minutos, com as equipes se estudando. Com o passar do tempo, o Brusque foi fazendo valer o seu jogo e o seu costume ao gramado sintético, envolvendo o Criciúma com passes e jogadas em velocidade, principalmente pelos lados do campo.
Aos 24 minutos, os donos da casa trabalharam a bola na intermediária, e Rodolfo Potiguar teve tempo de ajeitar e bater de longe. A bola desviou no meio do caminho e enganou o goleiro Caíque. Brusque 1x0 Criciúma.
O Tigre teve poucas chances, através de uma conclusão fraca de Neto Pessoa e uma jogada em que Gabriel Novaes tentou receber dentro da área, mas não conseguiu. Aos 39 minutos, o atacante sentiu o tornozelo esquerdo e teve que sair, com Talisson entrando em seu lugar. Mesmo assim, o tricolor pouco fez ofensivamente.
No intervalo, o técnico Zé Ricardo fez duas trocas: colocou o zagueiro Ruan no lugar de Luiz Henrique, e substituiu Jonatha Robert por Fellipe Mateus, espelhando o esquema do Brusque, com três zagueiros.
No meio da segunda etapa, o comandante carvoeiro tirou Morelli, que não estava bem, e colocou Juninho, que estava sendo preservado. O Criciúma, nos minutos seguintes, até conseguiu ter mais volume de ataque, mas não conseguiu aproveitar as chances, especialmente com Talisson.
No fim do jogo, o técnico Filipe Gouveia reforçou o sistema defensivo do Brusque colocando o zagueiro Dionatan no lugar do lateral esquerdo Alex Ruan, e aí as coisas ficaram mais difíceis para o Tigre, que pressionou e teve uma chance em um cabeceio de Ruan.
Foi só aos 47 do segundo tempo que o alívio veio para o Criciúma. A bola sobrou numa jogada pela esquerda para Marcelo Hermes, que arriscou um belo chute de fora da área e empatou o jogo. 1 a 1.
No fim da partida, ainda houve a expulsão de Paulinho Moccelin por ter jogado a bola no rosto de Fellipe Mateus, e denúncia de atos de racismo da torcida do Brusque.
O próximo jogo do Criciúma é na quarta-feira (12), às 20h30, contra o Caravaggio no Estádio Heriberto Hulse.