Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma fez 20 contratações no ano e teve a saída de nove jogadores

Janela de transferências encerra na noite desta segunda-feira (2)

Por Gabriel Mendes Criciúma, SC, 02/09/2024 - 18:13 Atualizado em 02/09/2024 - 18:23
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A janela de transferências para o futebol brasileiro encerra às 23h59 desta segunda-feira (2). Este é o último período definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que iniciou no dia 10 de julho. O primeiro período aconteceu entre os dias 11 de janeiro até 7 de março.

Ao longo da temporada, o Criciúma contratou 20 jogadores e teve a saída de nove atletas.  A primeira partida da temporada aconteceu no dia 16 de janeiro, com o Tigre se sagrando campeão da Recopa Catarinense após vencer o Marcílio Dias no Heriberto Hülse por 2 a 0.

A escalação do Criciúma para o confronto foi: Gustavo, Jonathan, Rodrigo, Walisson Maia, Marcelo Hermes, Barreto, Marquinhos Gabriel, Fellipe Mateus, Claudinho, Eder e Felipe Vizeu.

No banco de reservas, Cláudio Tencati tinha a disposição: Kauã, Mina, Erick, Eliel, Guilherme Silva, Léo Gonçalves, Barcia, Eliedson, João Carlos, Renato Kayzer e Eduardo Melo.

Temporada do Criciúma iniciou com título da Recopa Catarinense. Foto: Celso da Luz/Criciúma.

Antes de terminar o Campeonato Catarinense, o primeiro período de transferências encerrou com o Criciúma tendo contratado oito jogadores: Candelo, Barcia, Kayzer, Meritão, Trauco, Wilker Ángel, Matheus Teixeira e Tobias Figueiredo.

Wilker Angel foi um dos contratados, mas desfalcou em alguns jogos pela Copa América. Foto: Celso da Luz/Criciúma.

Criciúma teve que ir ao mercado para a disputa da Série A

Após ser bicampeão do Campeonato Catarinense, o Criciúma estreou pela Série A do Campeonato Brasileiro, competição que não disputava há dez anos, em um empate contra o Juventude por 1 a 1 no Majestoso.

Com algumas mudanças e reforços, o Criciúma veio a campo com: Alisson, Claudinho, Rodrigo, Walisson Maia, Marcelo Hermes, Barreto, Fellipe Mateus, Higor Meritão, Marquinhos Gabriel, Renato Kayzer e Eder.

Precisando de um elenco melhor e maior para a disputa do Brasileirão, no banco de reservas o treinador contava com peças de maior nome, entre elas, a do atacante Yannick Bolasie. Além dele, o Tigre tinha no banco: Matheus Teixeira, Candelo, Erick, Trauco, Léo Gonçalves, Adriano, Eliedson, Barcia, Matheusinho, Arthur Caíke, e João Carlos.

Mas uma curiosidade é que os três primeiros reforços do Tigre no ano não estão mais no elenco, são eles: Yerson Candelo, Baltasar Barcia e Renato Kayzer.

A saída dos três jogadores se deu por motivos diferentes. Segundo o gerente de futebol do Criciúma na época, Alex Brasil, Candelo saiu por estar insatisfeito por fazer poucos jogos com a equipe. O volante Barcia teve problemas indisciplinares, chegou até a ser multado, e retornou ao Independiente. 

Um dos destaques do Criciúma no começo do ano, o atacante Renato Kayzer saiu do clube após o Fortaleza pedir o retorno do jogador que estava emprestado a equipe catarinense.

Renato Kayzer fez o primeiro gol do Criciúma na competição, no empate contra o Juventude. Foto: Celso da Luz/Criciúma.

Confira a lista de contratações e saídas

Contratações: Yerson Candelo, Renato Kayzer, Baltasar Barcia, Higor Meritão, Miguel Trauco, Wilker Angel, Matheus Teixeira, Tobias Figueiredo, Bolasie, Pedro Rocha, Arthur Caíke, Werik Popó, Allano, Patrick de Paula, Serginho, Jhonata Robert, Matheusinho, Newton, Ronald, Dudu.

Saídas: Lohan, Rodrigo Souza, Candelo, Barcia, Kayzer, Léo Gonçalves, Pett (os dois foram emprestados ao Monte Azul), Eder (aposentou para virar coordenador de futebol do Criciúma) e João Carlos (emprestado ao Ituano).
 

Vitória contra o Atlético Mineiro foi a última partida de Eder. Foto: Celso da Luz/Criciúma.

Das 20 contratações realizadas pelo Criciúma, sete delas foram realizadas sem custos: Candelo, Trauco, Wilker Ángel, Bolasie, Matheusinho, Arthur Caíke e Jhonata Robert.

Os empréstimos foram realizados por clubes diferentes: Kayzer, Tobias, Ronald, Dudu e Pedro Rocha (Fortaleza), Patrick de Paula e Newton (Botafogo), Matheus Teixeira (Bahia), Meritão (Pumas do México), Barcia (Independiente da Argentina), Allano (Goiás), Serginho (Vasco), Werik Popó (Bragantino).

A última partida realizada pelo Criciúma até a publicação desta matéria foi a derrota contra o Cuiabá por 2 a 1 no sábado (31). A escalação para a partida teve: Gustavo, Dudu, Tobias Figueiredo, Walisson Maia, Marcelo Hermes, Meritão, Ronald, Newton, Fellipe Mateus, Allano e Arthur Caíke.

No banco de reservas, Tencati teve a disposição: Alisson, Matheus Teixeira, Claudinho, Erick, Trauco, Eliedson, Jhonata Robert, Barreto, Matheusinho, Marquinhos Gabriel, Serginho, Werik Popó, 

Fazendo um paralelo com a primeira partida da temporada, apenas Gustavo, Walisson Maia, Hermes e Fellipe Mateus se mantiveram na titularidade. Lembrando que o Criciúma sofre com alguns jogadores lesionados como Felipe Vizeu, Bolasie, Rodrigo, e Wilker Angel.

 

Com seis gols, Bolasie é o artilheiro do Criciúma no Brasileirão. Foto: Celso da Luz/Criciúma.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito