Uma parede com 25 metros quadrados que apresenta um monitoramento completo dos pontos estratégicos de Criciúma. Assim, está equipado o Centro de Controle e Operação (CCO), inaugurado na tarde desta segunda-feira (10), na sede da Defesa Civil, no bairro Mina Brasil. A estrutura faz parte do Plano Municipal de Segurança Escolar, que visa prevenir incidentes como furtos, vandalismos e atos de violência.
"Qualquer tipo de sinistro que acontecer e for detectado pelo nosso sistema, vai ser encaminhado à força correspondente. Serão quatro operadores trabalhando aqui nos períodos matutino e vespertino, além da gerência da Defesa Civil", detalha o diretor da Coordenadoria Municipal do órgão, Fred Gomes.
Foram três meses de trabalho para a implantação do CCO, por meio da Administração Municipal de Criciúma. "Já está em uso. São aproximadamente 70 pontos monitorados, mais os 40 Centros Educacionais Infantis (CEIs), que já estão em monitoramento 24 horas por dia", acrescenta, ainda, o diretor da Defesa Civil.
[o texto continua após o vídeo]
Fred Gomes mostra como funciona o CCO:
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, afirmou que a iniciativa do Centro de Controle e Operação (CCO) surgiu após o episódio trágico em uma creche de Blumenau, em 5 de abril. O projeto está incluso no Plano Municipal de Segurança Escolar. "Ficamos acompanhando diversas prefeituras no estado sobre o que estavam fazendo. Uma colocou segurança armada, outra porta com detector de metal... Mas isso não é resolutivo", observa.
[o texto continua após o vídeo]
Veja o painel com as câmeras de monitoramento:
Conforme Salvaro, os pais criciumenses queriam uma ação imediata para coibir crimes. "Ação imediatista, para uma coisa tão complexa, não daria resultado. Era melhor ter um pouco de paciência e apresentar uma proposta que seja perene e que possa ser organismo vivo, melhorando a cada instante. Hoje, estamos apresentando essas câmeras de segurança, que enquanto o menino ou a menina estiverem na sala de aula, saindo ou chegando, serão monitorados", enfatiza o prefeito.
Qualquer ação considerada estranha por meio do monitoramento, as forças de seguranças serão acionadas. "A Polícia Militar (PM) imediamente entra em ação com a viatura mais próxima. Ou seja, é capaz de a gente impedir a ação desses psicopatas e marginais. Por isso, estamos oferecendo, não somente para os alunos das escolas públicas ou creches, mas também as particulares, esse sistema", finaliza.
Veja como funciona o Centro de Controle e Operação (CCO) de Criciúma:
O objetivo do Centro de Controle e Operação também é dar suporte e segurança em diversos aspectos, não somente nas escolas, mas em casos de destelhamentos, incêndios ou alagamentos que envolvem a comunidade como um todo.
"É um marco importante para o município de Criciúma, mas ele não é uma ação isolada. Nós temos o Plano de Segurança Escolar, que foi construído a diversas mãos. A consolidação desse plano, com todas essas boas práticas, traz uma série de elementos e ações para o Governo Municipal, a fim de estimular o entendimento de que há especifidades nos ambientes escolares públicos e privados", ressalta Tiago Pavan, secretário de Governança.