Resolver a lógica do cubo mágico e decifrar as cores e posições diferentes pode levar apenas alguns segundos. Esse será o objetivo dos 100 competidores que participarão do campeonato oficial de Cubo Mágico no Criciúma Shopping. O evento ocorrerá neste fim de semana, nos dias 14 e 15, e contará com a participação de cubistas de outros estados brasileiros, incluindo recordistas nacionais como Caio Sato e
Maria Cubista.
Este será o sexto campeonato oficial realizado em Criciúma e contará com 57 novatos e 43 competidores experientes, que disputarão nas 12 modalidades: 2x2x2, 4x4x4, 5x5x5, 6x6x6, 7x7x7, clock, skewb, square-1, pyraminx e megaminx. Para o cubo tradicional 3x3x3, haverá tanto a versão normal quanto a versão com uma única mão.
Para a edição deste ano, Ana Lúcia Pintro, uma das organizadoras do evento, destaca que será um momento marcante pela presença das famílias que apoiam e acompanham seus filhos. Ela observa que muitos pais se esforçam não apenas para levar seus filhos ao evento, mas também para ajudar intensamente na organização.
Com o sucesso da última competição, a organização do evento, juntamente com a coordenação do CS, decidiu aumentar o número de vagas para permitir que mais pessoas tenham a oportunidade de resolver o cubo mágico em tempo recorde. "O resultado do ano passado foi positivo, e por isso organizamos a abertura de 100 vagas”, enfatiza Ana.
Recordistas nacionais
Entre os competidores do Brasil, o paulista Caio Sato participará de seu 102º campeonato oficial de cubo mágico. Até hoje, ele conquistou 194 medalhas de ouro, 138 de prata e 72 de bronze. Além dessas conquistas, ele é o atual recordista sul-americano na modalidade 3x3x3 tradicional, com uma média de 5,59 segundos e o melhor tempo de 4,37 segundos.
Outro destaque nacional é a adolescente Maria Clara Rodrigues Garola Lima (SP), mais conhecida como Maria Cubista, que ganhou notoriedade em todo o país após participar do quadro "Pequenos Gênios", do Programa Domingão com Huck. Outros competidores em destaque que participarão são: Fabio Bini (São Bernardo do Campo/SP), Pedro Contreiras Moura (Florianópolis/SC) e Vitória Silveira Mozzini (Passo Fundo/RS). Além deles, haverá um grupo de 35 pessoas, incluindo 19 crianças, vindos do Paraná para participar do Criciúma Open.
Unir culturas e pessoas de outros estados brasileiros cria oportunidades para interação, aprendizado e troca de experiências. “Estamos imensamente felizes em sediar um evento tão importante como o campeonato oficial de Cubo Mágico. O sucesso da edição anterior superou nossas expectativas, e a resposta da comunidade foi incrível. Nesta edição, teremos a chance de proporcionar essa experiência única a ainda mais pessoas. Seguimos comprometidos em oferecer uma estrutura cada vez melhor, para que todos possam se sentir parte deste grande momento”, expressa o gerente comercial e operacional do Criciúma Shopping, Guilherme Sardá.
Premiação
Cada modalidade terá seu pódio, com os vencedores recebendo medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, haverá premiação para os competidores estreantes e uma premiação exclusiva para o feminino. Os delegados responsáveis pela validação das partidas serão Heron Sato (Curitiba/PR) e Lucas Ichiro (São Paulo/SP), assim como o delegado em treinamento César Octávio Bertoncini (Imbituba/SC), que também dará apoio ao evento.
Colaboração: Monique Amboni