A Prefeitura de Criciúma terá 100 carros elétricos na frota. Os veículos vão substituir automóveis a combustão. Eles serão entregues oficialmente nesta quarta-feira (27), às 16h, no Parque dos Imigrantes, no Rio Maina.
Os novos carros são do modelo JAC E-JS1, movidos a energia de baterias recarregáveis. Para isso, o município recebeu 75 carregadores, que serão instalados em prédios públicos em diversas regiões da cidade. O investimento na compra dos automóveis é de R$ 12,6 milhões.
De acordo com a fabricante, o consumo do carro é de aproximadamente R$ 5,34 por 100 quilômetros, considerando a tarifa de energia elétrica de São Paulo. O custo de manutenção também é seis vezes menor que o de um veículo a combustão, segundo a JAC Motors, já que não há componentes como câmbio, escapamento, radiador e velas.
Nova marca para a cidade
Na ocasião da entrega dos carros elétricos, também será realizado o lançamento da marca "Criciúma Energia que Conecta".
A nova marca da cidade foi construída em conjunto com o Sebrae Santa Catariana e a Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma. O objetivo é tornar a marca de Criciúma única, traduzindo os principais valores e visão de futuro da cidade, mantendo a essência e o contexto histórico.