O começo do ano foi relativamente tranquilo para Criciúma em relação a pandemia de Covid-19. Até meados de fevereiro, poucos casos diários eram registrados e contabilizados no boletim epidemiológico da Vigilância Sanitária. Nas últimas semanas a situação mudou, a ponto do município registrar mais de 1 mil casos de coronavírus em apenas sete dias.
O informe epidemiológico do dia 1º de março mostra que, na data, Criciúma possuía 22.047 registros da doença desde o início da pandemia. Já o boletim divulgado neste sábado, 6, aponta para 23.085 casos somados - 1.038 casos a mais.
A situação em Criciúma é reflexo do pior momento da pandemia de Covid-19 em Santa Catarina e, também, em todo o país. Com praticamente nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para coronavírus vago no estado, pacientes de SC já estão tendo que ser transferidos para outras partes do Brasil.
Desde o início da semana, Criciúma vem contabilizando diariamente mais de 100 novos casos de Covid-19. Em alguns dias em específico, a quantidade de registros chegou a beira os 300 em um único dia.
O número de casos ativos também aumentou significativamente, saltando de 900 no dia 1º de março para 1.510 neste sábado. O mesmo vale para a quantidade de pacientes internados em Criciúma que, atualmente, é de 164.