Com uma previsão de realizar em média de 4.500 a 5.000 atendimentos por mês, a patir desta segunda-feira (02), Criciúma ganha um novo o Pronto Atendimento 24. Com serviços semelhantes aos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a prefeitura de Criciúma inaugura o Criciúma Saúde Dia e Noite: Pronto Atendimento 24h, no bairro da Santa Luzia. A cerimônia de entrega acontece, às 9h, na Avenida Universitária, 2080, Centro Comercial Nogueira, 2º Piso. De acordo com o secretário municipal de saúde, Deivid Freitas a necessidade de ampliar a oferta deste serviço surgiu a partir de um levantamento realizado na rede de saúde, na qual foi identificado um número expressivo de pacientes atendidos nas UPAs da Próspera e do Rio Maina “Nós temos três UPAs, agora vamos para a quarta, uma unidade de pronto atendimento em cada região da cidade praticamente, agora ampliando os serviços de saúde o mais próximo da população daquela região”, ressaltou.
Saúde ao alcance de todos
Com atendimento de enfermagem, médico, curativo, administração de medicamento, além também de exames complementares para elucidação e diagnóstico, como exames laboratoriais e exames de raio-x. “Todo o atendimento de urgência e emergência vão poder ser ali realizados pela equipe multiprofissional aptas para acolher o paciente e dar a assistência de forma imediata e depois encaminhar para os outros demais serviços da rede se necessário”, explicou Freitas. “Nosso compromisso com a saúde pública nunca foi tão forte. Sabemos que a saúde é um dos pilares mais importantes para garantir a qualidade de vida de nossos cidadãos, e é por isso que investimos cada vez mais na melhoria do atendimento e na infraestrutura necessária para que todos tenham acesso aos cuidados que merecem, com rapidez e eficiência”, evidenciou o Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Ambientes funcionais e adaptados às necessidades da comunidade
Segundo o arquiteto e urbanista, especialista em arquitetura hospitalar, Cláudio Rosso Netto, a parceria entre a Secretaria de Saúde e o IMAZ assegurou que a infraestrutura contasse com três leitos de estabilização, onde os pacientes serão cuidados até que possam ser encaminhados para hospitais ou outros serviços especializados, garantindo um atendimento contínuo e seguro. Além disso, a estrutura foi planejada para garantir o máximo de eficiência no fluxo de atendimento, facilitando a entrada e o deslocamento dos pacientes para as áreas específicas.
Com aproximadamente 15 salas, o espaço contará com áreas específicas para recepção, pronto atendimento, consultórios médicos, consultórios ginecológicos e uma sala de emergência para pacientes em estado crítico. A sala de espera, que terá capacidade para 60 pessoas, foi projetada para garantir conforto e reduzir o tempo de espera, permitindo que os pacientes sejam atendidos com agilidade e encaminhados rapidamente para o atendimento adequado.