Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma se destaca entre as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes

por Douglas Silvano (especial para o 4oito) Criciúma, SC, 29/07/2024 - 13:26 Atualizado em 29/07/2024 - 14:38

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Que Criciúma é uma das melhores cidades para se viver no Sul do estado você já sabe, mas que ela se destaca entre os municípios com mais de 200 mil habitantes em todo o Brasil, você já sabia?
Estamos acostumados a receber diversos residentes de cidades-satélite do extremo Sul catarinense: desde trabalhadores de carteira assinada, trabalhadores independentes e principalmente estudantes.

Vemos essas pessoas todos os dias, em todas as ruas, desde as principais como a Avenida Centenário até bairros mais afastados.

Muito disso se deve ao desenvolvimento acima da média de nossa cidade em relação aos municípios vizinhos.

Acompanhe e confira os motivos que levam Criciúma a se destacar entre as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes!

10 motivos que fazem de Criciúma uma das melhores cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes

1. Indicadores gerais

São diversos os indicadores que apontam Criciúma como uma das melhores para se viver entre as que possuem mais de 200 mil habitantes.

Segundo o último censo realizado em 2022 pelo IBGE, a cidade conta com 214.493 moradores, mas o valor quase duplica em relação a movimentação diária devido a chegada de moradores de cidades satélite.

Toda essa gente precisa de uma cidade preparada, e Criciúma desponta em indicadores gerais, como:

  • Indicadores fiscais: capacidade de arrecadação, execução de orçamento, aplicação na saúde e educação, e capacidade de pagamento;
  • Indicadores econômicos: padrão de vida, mercado de trabalho e comércio exterior;
  • Indicadores sociais: atenção ao jovem, educação, responsabilidade social, habitação e qualidade de vida;
  • e Indicadores digitais: mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento.

Essas informações foram tiradas de um post aqui do nosso site, onde contamos que, em uma pesquisa realizada pela revista IstoÉ em 2022, que levava esses fatores em conta, a cidade foi considerada a 15ª melhor do país.

2. Premiações em gestão municipal

Nossa cidade também se destaca quando o assunto é gestão. Recentemente, foi premiada duas vezes.

A primeira sendo finalista da principal categoria do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024, disputando com Toledo (PR) e Catanduva (SP) no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) (leia mais aqui).

Na segunda, recebeu a maior nota por atuar no Modelo de Gestão e Governança do Governo Federal. O reconhecimento se deu por colocar em prática o Instrumento Municipal de Gestão e Governança (IMGG), sendo destaque entre as cidades que não são capitais e possuem mais de 100 mil habitantes.

3. Opções de lazer variadas

Caso você seja um leitor que não mora aqui em nossa cidade, mas está considerando comprar um apartamento em Criciúma e quer ter a certeza de que há opções de lazer, podemos confirmar aqui mesmo em nossa matéria.

São muitas as opções de lazer: parques, cinema, fast foods, lancherias, o clássico xis criciumense - com muito milho, “diga-se de passagem” - entre outras opções que poderíamos citar por aqui.

4. Lugares para visitar com a família

Entre as cidades com mais de 100 e 200 mil habitantes, nosso município também se destaca pela ampla variedade de opções de locais familiares.

Os parques são os que mais chamam atenção, pelo espaço variado, playgrounds disponíveis para crianças, adolescentes e adultos, quadras multiuso e outros detalhes que poderíamos citar.

Entre os principais, podemos citar:

  • Parque Cincinato Naspolini: o famoso “Parque das Nações”, com trenzinho para passear com os pequenos, área de piquenique e outras atrações;
  • Parque dos Imigrantes: mais afastado do Centro da cidade, localizado no bairro Rio Maina, também oferece área de piquenique, playground, etc.;
  • E o último dos grandes parques construídos, inicialmente Parque Altair Guidi, agora “Parque da Prefeitura”, possui a maior das estruturas, com bancos com rede para deitar, quadras esportivas de areia, monumento da cidade, pista de skate, localizado ao lado do Teatro Elias Angeloni.

Além destes que citamos, também não poderíamos deixar de citar o parque mais recentemente, o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc². O parque é o ápice da ciência na cidade, contando com o Relógio do Sol, a Esfera Armilar, telescópios, além de planetário digital, salas makers e laboratórios.

São muitas as opções!

5. Visibilidade nacional

Outro ponto que torna Criciúma destaque entre as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes é a visibilidade que possui a nível nacional.

Muito disso se deve a paixão municipal chamada Criciúma Esporte Clube, agora na Série A do campeonato brasileiro de futebol, brigando por uma vaga entre os que se classificam para a Sul-Americana (entre a 7ª e 12ª colocação da tabela).

Os finais de semana com jogos em casa são um verdadeiro fervo em nossa cidade. Com casa cheia e transmissão nacional por canais como Premiere e até mesmo Globo em jogos específicos, Criciúma aparece para todo brasileiro ver.

Além disso, devemos também dar destaque ao Criciúma Skate Park, que já recebeu etapas do STU Nacional, principal evento brasileiro de skate profissional.

A última edição foi em março deste ano e reuniu milhares de espectadores presenciais e milhões nas telinhas do Brasil inteiro, trazendo ainda mais visibilidade - e rentabilidade para negócios locais - a Criciúma.

6. Universidades de ponta

A educação de ensino superior também é motivo de orgulho dos criciumenses, principalmente por conta das duas principais instituições de ensino da região: Esucri e UNESC, com destaque para a última que possui pesquisa científica e figura no Ranking Folha como uma das 100 melhores universidades do país.

A Escola Superior de Criciúma (Esucri) conta com mais de 10 mil alunos, enquanto a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) possui mais de 15 mil estudantes matriculados.

Ambas são particulares e contam com programas de bolsas de estudo, como FIES e ProUni, além de programas estaduais e municipais, como o Artigo 170 do governo de Santa Catarina, e a bolsa PMC do Poder Municipal.

As universidades são as responsáveis por atrair mais de 25 mil alunos para o ensino superior criciumense, boa parte destes se deslocando diariamente de várias cidades do extremo Sul catarinense e litoral Norte gaúcho.

7. Educação municipal que é destaque no estado

A educação municipal também é destaque e coloca Criciúma entre as melhores do estado de Santa Catarina.

Em Outubro de 2023, ano passado, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profº Jairo Luiz Thomazi ficou entre as 10 escolhas públicas municipais com maiores Indicadores de Esforço Não Observado (IEN), classificando-se em primeiro lugar do "Prêmio Lume: Escola Referência" na fase final. Leia mais em nossa matéria exclusiva.

Ao todo, o município conta com 61 escolas municipais que englobam desde o ensino da primeira infância (creches) até o ensino fundamental II (9º ano).

Todas as escolas possuem infraestrutura de ponta, monitoradas por sistema de câmeras de segurança desde Julho de 2023, garantindo ainda mais segurança aos pequenos.

8. Mercado imobiliário aquecido

Nem só de lazer e educação é feito Criciúma: o mercado imobiliário também se destaca, tanto em relação a empreendimentos já existentes quanto a construções em andamento.
Criciúma é uma das melhores cidades em relação a preços de aluguéis: por experiência própria do autor que vos escreve, é possível encontrar bons apartamentos de 3 quartos no Centro da cidade por menos de R$ 1.500,00 mensais (sem contar o condomínio).

Essa é uma notícia para moradores de cidades-satélite que desejam se mudar para nosso município, trazendo ainda mais crescimento financeiro para a cidade.

O bairro Pinheirinho também se destaca com aluguéis de baixo custo, principalmente devido a alta rotatividade de alunos da UNESC que buscam dividir apartamentos com outros acadêmicos.
Segundo a plataforma “Proprietário Direto”, a média de preços real do m² em Criciúma quando se considera a venda do imóvel é de R$ 5.067 por metro quadrado, pouco menos da metade do valor de nossa capital que figura entre as 10 maiores a nível nacional segundo o Índice Fipe Zap.

Na prática, sabemos que esse valor pode ser maior, principalmente pela quantidade de imobiliárias em Criciúma fechando negócios quase que diariamente.

9. Nossa cidade é destaque também no meio ambiente

Usando dados do mesmo censo do IBGE citado no início da matéria, podemos comprovar que Criciúma também é destaque quando o assunto é meio ambiente.

O município possui 91,7% dos domicílios com saneamento básico, 65,3% dos que são localizados em vias públicas estão arborizados, e 31% dos localizados em vias públicas possuem urbanização adequada.

Dentro do estado, esses são os resultados de Criciúma:

  • 16º melhor município no quesito saneamento básico entre os 295 do estado;
  • 81º melhor município no quesito arborização entre os 295 do estado;
  • 92º melhor município no quesito urbanização adequada entre os 295 do estado.

No panorama nacional, também estamos em destaque:

  • 360º melhor município no quesito saneamento básico entre os 5.570 do país;
  • 3385º melhor município no quesito arborização entre os 5.570 do país;
  • 1168º melhor município no quesito urbanização adequada entre os 5.570 do país.

10. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal acima da média

Nosso último ponto que mostra os motivos de Criciúma se destacar entre as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes tem a ver com uma série de fatores que resultam em uma qualidade de vida acima da média.

Por aqui, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,788, ficando na faixa de alto desenvolvimento humano (0,700 a 0,799).

Muito disso se deve aos vários fatores que citamos durante a matéria: lazer com variedades de opções, aluguéis em conta, ensino de qualidade em todas as esferas, visibilidade nacional que movimenta o comércio e a indústria, necessidades básicas da população atendidas, entre vários outros detalhes.

É importante lembrar, também, que Criciúma figura entre as 10 cidades mais ricas de Santa Catarina, segundo o IBGE, ficando na 8ª posição com um Produto Interno Bruto (PIB) que ultrapassou os 10 bilhões de reais pela primeira vez na história desde que o município foi fundado em 6 de Janeiro de 1880.

É muito bom ser criciumense!

Com uma lista extensa dessas que mostram os motivos que levam nossa cidade a ser uma das melhores entre os 200 mil habitantes do país, podemos concluir apenas uma coisa: é bom demais ser criciumense!

E você, o que acha de morar em Criciúma? Como tem sido a sua experiência? Não é daqui e está pensando em se mudar?
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito