O Criciúma foi até a capital do Estado enfrentar o Avaí na noite desta sexta-feira (1º) e se deu bem, vencendo por 1 a 0. Com a ideia de defender e depois atacar, o time de Mazola Júnior conseguiu uma importante vitória fora de casa contra uma equipe do G4. Com o resultado o Criciúma saiu da lanterna, que agora é ocupada pelo Goiás.
Zé Carlos foi o nome do jogo, brigador e criador de jogadas, foi o autor do gol tricolor. Com a derrota o Avaí caiu para a 4ª posição, ainda com 14 pontos. O Tigre agora é o 18º, com 4 pontos O time carvoeiro volta a campo na terça-feira (5), quando recebe o Paysandu no Heriberto Hülse, às 19h15. Aliás, o Papão é outro time que está no G4.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou faltoso por parte do Criciúma, mas o Avaí não soube aproveitar. Aos 21 o Tigre teve uma grande chance com Zé Carlos, a zaga do Leão saiu jogando mal, Aranha perdeu para o atacante que arriscou o chute sem ângulo, ela passou raspando na trave e foi pela linha de fundo.
O Avaí atacou aos 26, após cobrança de falta, Airton cabeceou e Luiz pegou. Aos 43 Eduardo foi a linha de fundo e cruzou buscando Zé Carlos, Alemão se antecipou e fez o corte, quase jogando contra o próprio gol. Na primeira etapa o jogo foi morno, com os donos da casa apresentando um futebol bem inferior às rodadas anteriores.
SEGUNDO TEMPO
As equipes voltaram para a segunda etapa sem alterações. A partida ficou tensa, com faltas e encaradas, incluindo um pedido de pênalti por parte do Avaí aos oito minutos. A entrada de Getúlio no lugar de Pedro Castro aos 15 deu mais movimentação aos donos da casa, três minutos depois ele teve a primeira chance.
Aos 28 Zé Carlos roubou a bola e bateu para o gol, passou perto. No minuto seguinte Alemão colocou a mão na bola, dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Zé foi para a cobrança, bateu bem, sem chance para Aranha que até acertou o canto. 1 a 0.
A partir dos 30 minutos veio uma série de cartões amarelos. Foram três para o Avaí e um para o Criciúma. Aos 37 André Moritz e Vitor Feijão foram expulsos, o primeiro ficou em campo seis minutos, e o segundo nove. Feijão foi importante no lance do gol, chutando a bola que bateu na mão do defensor avaiano. Nem os seis minutos de acréscimo tiraram os 3 pontos do time carvoeiro.
Avaí
Aranha; Fagner Alemão, Betão e Airton (André Moritz); Guga, Matheus Barbosa (Luanzinho), Renato, Pedro Castro (Getúlio) e Capa; Romulo e Rodrigão.
Criciúma
Luiz; Sueliton, Nino, Fábio Ferreira e Marlon; Jean Mangabeira, Luiz Fernando (Marlon Freitas), Eduardo e Elvis; João Paulo (Vitor Feijão) e Zé Carlos (Nicolas).