O Criciúma volta a jogar no estádio Heriberto Hülse na noite desta terça-feira (27) pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O adversário vai ser o CRB, e mais uma vez o Tigre vai contar com o apoio de pessoas autistas da região. Elas participarão de uma ação no intervalo da partida com o objetivo de conscientizar a todos sobre o mês do Orgulho Autista, comemorado no dia 18 de junho. Com elas, uma faixa será apresentada propagando o lema de que “Lugar de pessoa autista é em todo lugar”.
As pessoas autistas pedem mais uma vez a colaboração da torcida para que no momento de entrada e permanência delas em campo durante o intervalo, seja feito o máximo de silêncio possível. Qualquer tipo de barulho pode ser substituído por palmas em libras. Após a passagem da faixa, a dupla sertaneja Brenno e Edu irão cantar a música “A Inclusão Está no Coração”, de composição dos cantores.
“Esperamos que seja mais uma ação especial, assim como foi na estreia do Criciúma contra o Tombense, quando os torcedores entenderam e foram nossos parceiros durante toda a campanha. Algumas dessas crianças, jovens e adultos possuem transtornos do processamento sensorial alterados, por isso a importância do silêncio durante a entrada e permanência delas”, destacou o presidente dos Autistas Carvoeiros, Felipe Liprandi Minatto.
Para a comunidade autista, o mês de junho é o mês de maior importância para a conscientização. “Neste mês organizamos ações e eventos relacionados ao Orgulho Autista, que visa proteger a existência autista, assim como a concepção de espectro e das diferenças das pessoas autistas. Agradecemos o Criciúma por mais uma vez abraçar essa ação. O respeito exige acessibilidade e a acessibilidade exige ações inclusivas”, enalteceu a conselheira nacional da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (Onda Autismo) e vice-presidente dos Autistas Carvoeiros, Elaine Cardoso.
AUTISTAS CARVOEIROS
A Torcida Organizada Autistas Carvoeiros foi fundada no dia 02 de abril de 2023, data em que é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Este projeto inclusivo é pioneiro em Santa Catarina e tem como principal objetivo levar a inclusão de pessoas autistas aos jogos do Tigre no Heriberto Hülse. Dessa forma, pessoas autistas que são apaixonadas pelo Criciúma possam frequentar o Majestoso e torcer pelo seu clube de Amor, Alma Garra e Coração (e agora, Inclusão!).